1050º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia

o trabalho está me engordando. Por isso eu digo, quanto mais dinheiro mais barriga.
Quanto mais trabalho mais barriga.

Puxa, faz tempo que eu não escrevo. Então aqui vão as últimas notícias.

Estou engordando novamente a passos largos, hoje estou com 115,6 Kg, mas tem um motivo.

Vida extremamente sedentária!

Parei de caminhar porque me mudei para uma colina e todos os caminhos de volta para minha casa são uma subida. Isso me desestimulou um pouquinho.

Mas não é só isso, trabalhar também engorda. Como sabem sou publicitário e tenho uma agência de publicidade e design. O trabalho na minha empresa aumentou consideravelmente, eu sento na cadeira, trabalho, trabalho.

Fico sentado praticamente 8h por dia, só me levanto para dar aulas a noite. Que faço de pé e volto 23h para casa.

Ai fica meio difícil de levantar cedo pra caminhar, ainda mais quando se tem uma ladeira pra subir. Tá pode dizer que eu sou preguiçoso, aliás é assim que eu me sinto… Maldita culpa. Aliás acho que todo gordinho sofre disso. Culpa… ele tá sempre se sentindo culpado né… é assim com você também?

Não que eu esteja reclamando do trabalho, mas cansa e consecutivamente engorda também.

Quanto a comer, eu como normalmente. E de forma anormal eventualmente. Mas não é eventualmente de gordo, é eventualmente mesmo.

Já aprendi bem a controlar os dumppings e a cada dia eu sei mais quando parar antes de passar mal. E isso é a coisa boa da cirurgia, você aprende a se controlar pra não passar mal, porque a cabeça de gordo tá sempre te dizendo lá no pé do ouvido que ainda cabe mais uma colherinha!

Por falar em coisa desagradável, desisti de ir no Marçal, toda vez que eu ia eu comia mais pela depressão que eu ficava… o carinha baixo astral. Pode ser um excelente cirurgião, mas é péssimo com pessoas, principalmente pessoas que não conseguem fazer dieta. A ironia é que elas vão até ele exatamente por não conseguem fazer dieta e depois ele fica bravo que elas  não seguem a dieta… Rssss

Mas não desisti da vida, aliás por falar nisso eu estou com pedra na vesícula que o sr. Marçal queria tirar a qualquer custo. Como ele era péssimo como ser humano resolvi ir ao médico que me deu várias dicas antes de fazer a cirurgia, aliás um médico que é contra a cirurgia bariátrica. O Dr. Vitor Cirurgião Gastroenterologista do Hospital Brasil em Santo André – SP. Apesar de ser contra ele me indicou a cirurgia.

Para quem estiver a fim de fazer a cirurgia recomendo um papo com ele.

No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra.  Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra.
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra. Carlos Drummond de Andrade… Sim, esse blog também é cultura.

Segundo ele não é necessário tirar a pedra se ela não está causando mal. O perigo é ela sair da vesícula e causar pancreatite. Mas a pancreatite só é mortal em 10% dos casos e só se não for tratada. Acontece que ela não é nada silenciosa e aos primeiros sintomas iniciasse o tratamento e tudo bem. Na verdade ele me deu a opção de operar ou não. As chances de “dar merda” são as mesmas. Corro um certo risco com a pedra e corro um certo risco retirando a pedra na cirurgia. Logo decidi ficar com ela enquanto não estiver me causando mal.

Mudando de assunto

Meu irmão está me chamando para fazer Jiu Jitsu a um tempão (lembra que eu fazia judô e me laquei) e não consigo achar espaço na minha agenda. Fora o medo de me machucar por estar tão fora de forma. Mas como ele disse é melhor começar errado do que não começar, não é mesmo. 

to me sentindo meio gelatina
to me sentindo meio gelatina

Mas eu tenho minha pontinha de receio, outro dia eu fiquei com a barriga dolorida como se tivesse feito abdominais o dia todo só de ficar encolhido por 2 horas em uma sala gelada em uma reunião na escola. Tem noção, ficar dolorido de se encolher no frio… eu tô muito, mas muuuuuito fora de forma.

Outro dia também depois de montar um daqueles armários que se coloca na área de serviço, fiquei o dia seguinte todo dolorido. Me sinto uma gelatina ambulante.

Vou ver se consigo começar na próxima terça. Coragem!!!

Desculpem pela demora, mas é que o trabalho anda me ocupando demais, aliás, eu nem deveria estar escrevendo e sim fazendo uma agenda para 2014… Fui!!!

25 respostas para “1050º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia”

  1. Pois olha que interessante !
    Fiz a cirurgia bariátrica e perdi 68 Kg…… Depois recuperei 8 Kg e o negócio estabilizou.
    Hoje chego na sexta-feira com 68 Kg inicio a segunda-feira com 70 Kg…. Ou seja, eu emagreço 2 Kg durante a semana e recupero 2 Kg no fim de semana…… Isso já ocorre de forma absolutamente frequente nos últimos 12 meses….
    Então acho que o negócio é encontrar com próprio ritmo…. talvez seja aí o caminho do equilíbrio….. No fim de semana feijoada com pudim e durante a semana manter o prato pequeno e dar ênfase naquilo que é mais leve…..

    Retirei a vesícula também…… é uma droga…. mas foi necessário…. pancreatite é coisa perigosa…. Problema agora é lidar com as destempéries do intestino…. mais um motivo para manter uma boa alimentação…. e manter o peso.

      1. Sou muito sedentário também….. entro no escritório as 8 da manhã e saio as 8 da noite muitas vezes….. Vida corrida mesmo…..
        Mas me parece que encontrei um certo equilíbrio na quantidade e qualidade da comida…… Acho que é um certo sentimento de culpa prévia antes de colocar qualquer comida no prato….
        Se for comer feijoada, eu coloco um monte de couve no prato e só jogo uma concha da feijoada por cima… entende ?
        Eu encho um prato de brócolis e jogo por cima o caldo da rabada, mas da carne mesmo eu só pego um pedaço…. e por aí vai….

    1. Fiz cirurgia em janeiro e perdi 66 quilos. estou preocupado porque o médico falou em reduzir de 130 para 90 kg, e tenho emagrecido a cada dia, e não recupero….dumping faz parte da minha vida, mas não me sinto fraco e nem tampouco abatido….quero ver onde vai parar o meu emagrecimento…

  2. Olá adorei seus depoimentos, seus relatos, suas vitórias e seus traumas!
    Vou fazer minha cirurgia dia 23/08/13, sexta, estou super ansiosa.

    Achei você super sincero então resolvi ler dos primeiros dias de sua vida nova, nossa que quanta experiência, posso identificar uma mistura de sentimento e de sensações com a sua nova vida que esta por vir, nos primeiros dias de agosto de 2010.

    Você já voltou e leu os seus primeiros post’s? Você parecia super entusiasmado, que tal ler-los? Talvez busque nas suas proporias palavras o animo que te falta hoje!
    Confesso que estou no trabalho, eu não consegui de parar de ler pelo menos dos seus primeiros 70 dias, e estou achando que está destoando o cara de 2010 e o de hoje 2013, claro não é fácil pra ninguém.

    Mas que tal resgatar o cara cheio de esperança de 2010?
    Com todo respeito vi uma foto sua na piscina, você é um homem super bonito, super paizão, excelente profissional pois vejo o quanto é dedicado!
    Espero sinceramente que de um UP em sua vida!
    E se precisa de qualquer coisa, estarei por aqui, pois adorei seu blog.
    Abraço!

  3. Olá!
    Fiz a cirurgia no começo de agosto e voltando pra casa descobri seu blog…rs
    A cirú foi tranquila e nunca senti nada, nem dor, nem desconforto… nada!!

    Com a visicula foi diferente… eu comia as coisas e me sentia mal… qdo foi em janeiro eu tive uma crise, é uma dor horrivel !!! Tive que tira-la as pressas.

    A minha única tristeza ou não rs é que eu estou me alimentando bem… hoje tenho 16 dias e a dieta liquida permanece, porém a nutricionista liberou alguns alimentos que estou colocando aos poucos na dieta….

    não tive medo de comer queijo, mastiguei bem e pronto, sem dramas, medo ou culpa…

    tenho medo de tá tomando liquido demais, mas o médico disse que com liquido é assim mesmo…

    #medo!

    Aaa emareci 9 quilos em 15 dias…

  4. Força aí, meu jovem! Como um varão fica dolorido de desmontar armários!? Vc é o homem da casa, sua família precisa de vc. Fora que economiza pra caramba fazer vc mesmo certas coisas em casa.
    Isso é péssimo, é a morbidez não poder nem fazer algo útil em casa.
    Encara essa ladeira aí que vc vai ficar nota dez, zerado e forte.
    Bjs

  5. Voltei pra dizer que hj faz um mês da cirurgia e perdi 13 kilos, vi que algumas pessoas emagrecem mais, outras menos… o importante é ficar em si, e parar de se comparar aos outros… Faço caminhadas todos os dias há duas semanas e faz diferença, me sinto mais disposta e estou emagrecendo com saude. Não sinto fraqueza… mas sinto vontade de comer… ontem comi um sushi…rs vontaaade!!! mas só com ele me enchi e parei!!
    mas é otimo sair e ir ao shopping… viver depois de 15 dias bebendo liquido…

    É só o começo… eu sei mas tente sempre ter força, eu ainda não voltei a trabalhar e ver os olhares de reprovação das pessoas… estou me preparando pra isso.

    Força e Fé, ngm vive o que vc tem que viver…..

  6. Hoje eu tive uma notícia horrível quando fui pra consulta com a endocrinologista dr Maria guia ela não me deu o aval pra cirurgia sendo que eu estou com 106kg e com índice de massa corporia de massa 42,3 e com início de diabete e com pressão alta.
    Eu não sei mais que fazer

  7. Gente, adorei os relatos, vou operar na terça feira, 24/09/13, estou anciosa, mas creio em Deus que tudo dará certo, conto com a ajuda dos depoimentos/ relatos de vocês.

  8. Adorei o blog fiz minha gastro à 8 meses perdi relativamente 35kg mas agora parou de fez tbm creio que irei operar da vesicula, mas optei pela cirurgia pois tem dias que sinto tanta dor que quero matar um … qto ao ganho de peso ainda não senti esse drama mas sei que com meu ritmo super lentoooooo ganharei facil… meu médico fica em sbc dr.abrahão albuquerque pessoa maravilhosa e bem sincero mas o bom dele é que apesar das visitas demoradas ele te recebe como se lembrasse de vc e eu sei que ele não lembra … caso queira passar com ele fica a dica pessoa maravilhosa!!!!! Mais uma vez digo que adorei seu blog e continue escrevendo pq é um incentivo para todos!!!!!

  9. Querido Fernando, li muitas coisas aqui do seu blog e gostaria de te pedir para NÃO DESISTIR. Se emagrecer fosse fácil, não existiriam pessoas com sobrepeso, não é? Fiz minha bariátrica a exatamente 29 dias e estou me sentindo muito bem, mas me preparei demais antes. Fiz terapia, li muitas coisas na internet sobre obesidade e relatos pós cirurgia bariátrica e também assisti inúmeros vídeos no youtube com depoimentos de pessoas que fizeram a bariátrica e como tem feito para se manter. Tem muito material bom, dê uma pesquisada com mais afinco. Tem muitos vídeos que são uma verdadeira motivação pra gente e isso ajuda demais no processo de emagrecimento. No seu caso, quando a tristeza aparecer por causa desse assunto, tente simular que vc está começando agora: e faça de cada dia um desafio em prol da sua saúde. Se vc falhar naquele dia, erga a cabeça no dia seguinte e recomece. E a questão da atividade física para você é uma necessidade. Sem ela, vc não terá grandes resultados. Fernando, nem que vc compre uma esteira ou ergométrica e faça 30 minutos de atividades físicas dentro de casa à meia noite, MAS FAÇA! Não podem haver desculpas quando o assunto é a saúde da gente, tanto física quanto mental. Por favor, tente! Tenho certeza que vc consegue, viu? Desejo muita força a você… muita garra… muita determinação. Grande abraço e fica com Deus… vou continuar acompanhando suas novidades por aqui!

  10. ola…. eu me chamo solange tenho 39 anos 1,65 e 99 k ja fiz de tudo para emagrecer, dieta dos pontos, da proteina, 800 k 1000k e nada… comecei a engordar a 5 anos depois de uma grande perda, depois de perde meu filho de 4 anos…. ja tomei anfrepamona emagreci 4 kilon no maximo, meu convenio é unimed…alguem sabe de algum medico que possa me atender para verifcar se posso fazr a cirurgia por esse convenio… fico muito grata

  11. Olá Solange maia,tudo bem?meu convenio é Unimed ,sou de Curitiba-Pr ,tenho 39 anos 102 kg 1.70 altura.minha comorbidade á pressão alta 22/12 ,procurei o Dr.José Carlos Franco de Souza na primeira consulta ele me deu as guias para os exames de sangue,endoscopia,ecografia do abdômem,raio X ,mapa e me disse que nós tinhamos que provar para a Unimed que eu precisava da cirurgia,fiz os exames e levei na segunda consulta .Então ele me passou três folhas de encaminhamento para três especialidades ,nutrólogo,psicólogo e cardiologista.O nutrólogo me mediu e pesou e perguntou se eu gostava de frutas e verduras…disse que eu nem estava tão gorda assim pra fazer a cirurgia mas … assinou a guia e pronto.Fui então no psicologo,ele ouviu toda a minha história de obesidade desde a infância ,perguntou se eu estava ciente do procedimento,das dificuldades e riscos e em seguida assinou a guia me liberando e disse que eu deveria fazer acompanhamento com ele pós cirurgia e fui embora.E então no cardiologista,este fez um eletro mediu a pressão que deu 22/12 e escreveu uma declaração na qual eu estaria liberada para a cirurgia mas que deveriam estabilizar antes da operação.Voltando no Dr. José Carlos ele me deu a guia para levar na Unimed ,marcaram a pericia,lá a moça me mediu ,pesou e meu IMC deu 36,8,então ela me pediu para assinar uma folha igual a um questionário com algumas comorbidades este documento seria preenchido por um medico na Unimed segundo os exames apresentados e então seria enviado para São Paulo para ser avaliado pelo auditor.Liberaram a cirurgia depois de três dias.Agora estou aguardando o médico ligar e confirmar a data que será provavelmente dia 22/11/13.Achei que fora a ansiedade foi tudo muito fácil.Agora estou me preparando para a cirurgia,espero que corra tudo bem! o telefone do Dr.Carlos é (41)33436900 me foi cobrado 500,00 instrumentação e 400,00 da bota pneumática,pois tenho alto risco de trombose e possível embolia pulmonar.Estarei fazendo a cirurgia no Hospital Nossa Senhora das Graças .Bem o médico é excelente! foi muito bem recomendado!Espero ter ajudado! Boa Sorte!

  12. Oi Fernando, cá estou eu de volta. Em janeiro completo 2 anos de bariátrica e o seu blog me ajudou a superar muita coisa no começo dessa jornada. Claro que todos vivemos situações únicas mas no geral tudo é muito parecido.
    Eu emagreci 52 kg e desde os 6 meses parei de fazer dieta – porque estava emagrecendo num ritmo muito acelerado – como eu não fazia exercícios físicos de forma nenhuma… perdi muita massa muscular e agora estou tentando voltar para a academia e recuperar um pouco, a base inclusive de suplemento alimentar. Eu tenho uma dificuldade em tomar o CENTRUM e preciso pedir o mastigável fora do país. Mas só tive dumping 2 vezes, como razoavelmente bem e de tudo…. tudo mesmo.
    Precisei fazer remoção da vesícula e fiquei super feliz com meu médico pois em vez
    dele fazer outros buraquinhos na minha barriga, ele os fez todos acompanhando a cicatriz da minha cesárea… ou seja, discretíssimo. E deu super certo. O cara é muito fera – Dr. Fernando Siqueira – Fortaleza Ce.
    Eu tenho 66kg e 1,75m – recebi meus exames de rotina hoje estão normalíssimos, mas como toda mulher que faz bariatrica precisarei de silicone nos seios e retirar um excesso de pele embaixo das axilas. Nada na barriga – de acordo com o profissional da academia, eu consigo recuperar minha barriga sem cortes.
    Hoje meu dilema é o contrário do seu: estou lutando para não emagrecer mais e você para não engordar – mas não tenho grandes dilemas com a comida… como de tudo, várias vezes ao dia e sei a hora de parar – na verdade aprendi a deixar comida no prato e isso me ajuda a ter medida. Deixar um pouco de comida no prato é terapia pra mim pois venço aquela idéia que os pais enfiaram em nossa cabeça de ter que limpar o prato.
    Eu sou bancária e ao contrário do que a maioria pensa, trabalho 12 horas por dia, um trabalho cansativo e estressante. Foi por causa do meu trabalho que cheguei a obesidade mórbida a 2 anos atrás. Quero dizer que o trabalho influencia sim, e muito, mas cada pessoa é uma pessoa. Eu admiro muito você por tudo o que passou, seus dilemas eram bem maiores que os meus – eu não tinha e não tenho compulsão por comida então acho que isso me ajudou.
    Não deixe ninguém lhe dizer que você não valorizou sua cirurgia, muito menos lhe compararem a alguém que conseguiu se manter magro. Cada um responde de uma forma diferente e as vezes a gente cansa de viver constantemente em guerra contra si mesmo. Você se esforçou muito – esse blog prova isso – fez o que podia da melhor forma que conseguiu e ainda está tentando. Vc conhece o caminho das pedras, basta encontrar uma forma de trilhá-lo de novo. Não esqueça que pra nós emagrecer é mais fácil que antes… assim como ficar bêbado – rsrsrsrsrs

    Por fim quero lhe dizer que se vocÊ passou por isso tudo apenas para ajudar a outras pessoas na mesma situação, então valeu muito a pena. Seu blog é excelente de ler e tem ajudado pessoas de todos os lugares. Parabéns! Essa missão vc cumpre divinamente bem.

  13. Olá, fiz a cirurgia em março de 2009, perdi 65 kg (tinha 150) e não recuperei nada = inclusive, recentemente perdi 3 quilos. Então hoje estou entre 82 e 83.

    Uma coisa que eu fiz desde o começo foi estabelecer uns limites bem definidos. Por exemplo: num restaurante o meu prato não passa de 250 gramas (300 quando muito!); sanduíche eu só como a metade (mesmo que eu queira mais – dica: ja peço partido no meio e, enquanto como minha metade, já ofereço a outra pra alguém. Sempre tem um que aceita.. ); Hot dog eu como só um, e ainda peço pra tirar alguns recheios.. Enfim, nunca faço uma refeição muito grande. Isso eu abandonei. Comer até ficar cheio? Não mais.. Isso é hábito. Tente e você vai conseguir.

    Com relação a exercícios, eu também sempre fui sedentário; mesmo depois da cirurgia. Mas, recentemente, comecei a fazer muay thai e tô gostando bastante. Aí entendi que a gente precisa encontrar uma atividade que goste. Todo mundo encontra uma. Faça jiu jitsu com seu irmão!

    Tempo? Aí eu vou ter algo que ouvi numa palestra do dr Drauzio Varela: “pouco é melhor do que nada”. Faça qualquer coisa e daqui a pouco você vai ter estabelecido uma rotina saudável de exercícios.. E, por favor, pare com essa lamuria de não ter tempo. Não tente convencer vc msm disso!

    Bom, eu ainda tenho muita coisa pra corrigir em termos de hábitos de vida, mas eh um dia de cada vez, com a ajuda de Deus..

    Estou daqui torcendo por todos vocês!

    Grande abraço!

  14. Oi Fernando , descobri hoje seu blog e hoje faz 22 dias que operei também com o Dr. Marçal da RR Médicos, me divirto muito lendo seus depoimentos pós cirúrgicos, leio dia – a dia e vejo que comigo tem sido bem parecido com os seus dias , e uma coisa é verdade só a operação não emagrecemos tão facilmente ( na verdade não perco peso ) , mas bastou andar um pouco , puf… la se vão algumas gramas, acelerando assim a perda de peso, resolvi ler uns dos seus últimos depoimentos, e vi que sim nós voltamos a engordar mesmo tendo feito a cirurgia ( pensei que fosse mágica , mas temos que nos empenhar pra não ganharmos o peso de novo , agora to vendo isso ) mas abdicamos de tanto no início pra correr e correr e acabar morrendo no Mc Donalds ai não dá né !! Espero ler mais pra frente que vc voltou a perder peso , me fazendo acreditar nesta cirurgia ainda mais e lendo e rindo que vc “pastou” mas voltou a emagrecer . Força querido, vc será minha inspiração daqui pra frente, um abraço.

  15. Poxa, gostaria de saber como vc está hoje Fernando, tenho lido seu blog nos ultimos dias. Opero dia 06/03/14 e quero estar ciente de todos os percalços da cirurgia, porque os benefícios são bem vendidos! Dá medo viu… eu não tenho depressão, nunca tive, mas eu sou ansiosa, e descontava na comida ou no cigarro, e vou ter que parar com os dois. Mas me odeio do jeito que estou, não me reconheço ( engordei 40 kilos, no último ano) e não quero ficar assim. Uma coisa que reparei foi que você fez tudo errado sabe? Ficou trabalhando nos primeiros dias, quando deveria ter repouso, no entanto que vc sentia dores, e outra coisa, não há nada nem nínguém que possa te ajudar se não vc mesmo! Seu médico deve ser franco com vc, não pode passar a mão na sua cabeça, o que vc quer que ele faça, te amarre? Costure sua boca? Percebi que você ficou o tempo todo preocupado em fazer caber as coisas no seu estomago, como se quisesse retomar o que comia antes, e não é essa a intenção, é mudança de hábitos. Seu blog está me ajudando muito a parar de pensar como gorda, porque não quero mais ser, a nossa vida não pode girar em torno de comida, não é possivel! Mas te desejo o melhor, me identifiquei com vc em alguns trechos, tbm não resisto a um pãozinho fresquinho, feito na hora, mas eu tenho medo de ficar gorda e de morrer, não posso deixar que essa vontade seja maior que a minha vontade de viver… se alguém quiser conversar, torcar idéias me escrevam pois assim como o nosso amigo Fernando eu estou montando um blog diário, já no pré-operatorio. Estou largando o vício do cigarro e da comida, é muito complicado! Tenho que parar de fumar agora dia 25/02 ( recomendado estar sem fumar 20 dias antes de operar) e depois tbm não pode, pois pode influenciar na cicatrização, e todo mundo sabe, cigarro faz um mal danado com ou sem cirurgia, mas pra mim é um prazer tanto quanto a comida. Enfim, meu e-mail é carvalhorocha.paula@gmail.com caso queriam trocar idéias…

  16. Pretty great post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed surfing around your weblog posts. After all I will be subscribing on your feed and I am hoping you write once more very soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *