149º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia

Batendo cartão na academia
Batendo cartão na academia

Bati cartão na academia hoje de novo!!! Ponto pra mim! Antes dei uma caminhada de 1 hora como sempre e vi os estragos que a chuva fez no centro de São Bernardo… Um monte de loja cheia de lama e eu no meio sujando meu tênis branquinho.

Ontem a Cíntia do site Começar a Viver me deu um puxãozinho de orelha, mas gostei muito do que ela disse em relação à hipoglicemia que vem depois da abusar dos carboidratos, tomo a liberdade de copiar aqui pra todo mundo ler porque eu achei super bacana a explicação, espero que ela não ligue:

“Fernando!

Banana empanada vc come né? Vc não tem nojo de frutas??? E qual a diferença entre uma banana e uma banana empanada????!!!!

Vamos lá: nossa nutricionista é a mesma, então quando tive a primeira crise de hipoglicemia conversei com ela sobre o assunto já que não entendia muito bem sobre.

A hipoglicemia é decorrente da cirurgia, e não tem nada a ver com vc comer e passar mal e logo depois ter a crise. Tem a ver com o que você comeu no decorrer do dia. Se vc comer muito carboidrato ou doces, vai virar açúcar, sua glicose vai subir muito e depois do nada ela despenca, daí vem a hipoglicemia, é a elevação brusca do nível de glicemia no sangue e logo depois a queda brusca da glicemia, isso causa essas reações ruins: visão ruim, tremor, suor (frio), fraqueza….

Ela disse que o maior erro para quem tem hipoglicemia (apesar de ser a forma que ela passa mais rápida) é comer doce ou carboidrato, pq aí vc vai elevar novamente a glicemia para um nível muito alto e depois ela vai despencar novamente, causando assim crises de hipoglicemia mais frequentes.

A melhor forma de amenizar as crises (de acordo com a própria Gabriela e testado por mim) é infelizmente comendo frutas (nota do blogueiro aqui: Eca!). Quando eu comecei a ter e não sabia o que fazer, caía de boca no chocolate, mas as crises ficaram mais perto uma da outra e eu não sabia oq fazer para melhorar. Qdo ela solicitou para que eu trocasse o doce/carboidrato pela fruta, as crises de hipoglicemia começaram a se espaçar e agora quase não tenho, a não ser quando eu realmente abuso muito de carboidrato ou doces em algum dia.

Mesmo vc não gostando de frutas, tente comê-las pelo menos quando vc tiver uma crise de hipo, assim vc vai ter um resultado melhor. E quem come banana empanada, faz um esforço para comer uma frutinha de vez em quando.

Beijos”

Fala sério heim!!! E eu me achando o espertão comendo chocolate depois de sair da nutricionista… Eu sou um gordo sem costume mesmo!!!

Se não vai de fruta vai de suco!
Se não vai de fruta vai de suco!

Eu, como não gosto de frutas, comecei a dar um jeitinho… eu procuro tomar suco de frutas. Pelo menos das que eu gosto do suco como Uva, Maçã, Morango e Pera, aliás esse último da SuFresh é muito bom!!! Porém sabe como é né… nem sempre  tem um por perto então eu procuro levar um para onde costumo ir. Todo mundo acaba ficando contente.

Outra coisa que estou descobrindo e perdendo o preconceito é com a musculação. Em grande parte porque agora com 30kg a menos as coisas começam a ficar muito mais fáceis pro gordinho aqui. Me canso menos. A esteira eu ainda não gosto. Ainda não compreendo como as pessoas podem gostar mais de andar e não sair do lugar do que aproveitar o lindo dia que faz lá fora!!!

Mas o que eu ando mais deslumbrado é que descobri que se eu fizer musculação e tiver dor ou aquela sensação de músculo queimando eu estou fazendo errado. Musculação, pelo menos pra nós que estamos tentando virar ex-gordinhos deve ser feita até o ponto onde você não sente dor. A única coisa que você tem que sentir na musculação é o seu músculo trabalhando e se esforçando. Se sentir dor, incômodo ou queimação tá fazendo errado.

Isso tira um peso da minha consciência (peso… musculação… entendeu… hum…humm pegou?!?!). Eu achava que tinha que ir até o limite todo dia. Isso só fazia em achar aquilo tudo uma babaquice e uma perda de tempo. Mas agora que vou de leve não sinto mais dores e percebo muito claramente meus músculos cansado, ou seja, estão trabalhando.

Aqui vai um conselho se você quiser se aventurar no mundo da academia.

Quer parecer mais novo? Ande com pessoas mais velhas!
Quer parecer mais novo? Ande com pessoas mais velhas!

1) Vá de manhã, assim você só faz musculação com velhinhos e senhores. Parece bobagem, mas não tem coisa mais desanimadora do que olhar aquele monte de gente com corpo perfeito sorrindo pra lá e pra cá e você lá se matando e se remoendo de remorso por ter comido aquela lasanha semana passada.

Não olhe!
Não olhe!

2) Não olhe para o peso dos outros… Principalmente os homens que tem mania de se superar logo no primeiro dia. Tente isso e você não volta no dia seguinte. Vai devagar… juro… não tem ninguém olhando a quantidade de pesos que você levanta. Comece com o mínimo possível pra não desanimar.

Pentelhe mesmo!!!
Pentelhe mesmo!!!

3) Pentelhe o professor de educação física de plantão. Não importa que ele parece estar mais preocupado com o bate papo do que com os alunos, são raros os professores que não ficam no bate papo… vá atrás dele e peça explicações detalhadas de como fazer o exercício e ajustar o aparelho (vai ser estranho, mas ele vai se surpreender)… depois de ter começado e surgir alguma dúvida, tire ele daquela conversa com a gostosona e peça pra verificar se esta fazendo corretamente. É isso que vai fazer você não sentir dores e conseguir levantar da cama no dia seguinte.

Pare de sofrer!
Pare de sofrer!

4) Não transforme a musculação num martírio. Aquela história que tem que doer pra funcionar é pura lorota sado-masoquista de gente ignorante. Não vá além… se você achar que os pesos estão muito leves pode tentar aumentar… mas se o músculo começar a reclamar, tipo doer ou sentir ardência, diminua novamente. Não tenha vergonha… ninguém vai reparar.

Gente eu não sou médico e nem professor de educação física, mas acho que seguindo esses conselhos você consegue encarar a musculação numa boa sem grilos e stress e ainda perceber os benefícios.

Agora se eu vou conseguir fazer isso o ano todo eu não sei. Aguarde os próximos capítulos!

0 resposta para “149º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia”

  1. tomo a liberdade de colocar mais um item ai:
    5) procure uma academia perto da sua casa, que seja limpa, tenha bons profissionais, e que nao seja a mais badalada da sua cidade *rs
    Eu antes com meus 118kgs (lembrando, hj com 86 – uhuuu) jamais imaginei entrando numa academia.. cheia de mulheres e homens sarados, desfilando e “jogando” cada músculo ou cintura na nossa cara!
    Tomei coragem de entrar numa academia somente este mes, e confesso q está sendo bem mais fácil do que imagina. Justamente pela academia q escolhi, agora estou fazendo até aulas de Jump, imagine só!
    bom.. acho q era isto
    bjs

  2. Oi Fe! Claro que eu não ligo não! A minha intenção é sempre a melhor: ajudar! Quanto mais gente pudermos ajudar, melhor!

    Acho que expliquei da maneira mais fácil de entender, sem grandes complicações e creio que isso ajuda muita gente que não tem nem noção do que é a hipoglicemia (eu era uma dessas que não entendia nadinha)!

    Sempre que precisar, é só chamar, vamos sempre nos ajudando, afinal, ser magro não é fácil!!!!!

  3. Oi Fernando !
    Pesquisando na internet conheci seu blog e adorei !
    Fiz minha cirurgia há 13 dias, e foi muito legal encontrar um lugar onde tenha tantas informações sobre o dia-a-dia !
    Valeu !

  4. Tenho uma amiga q tem crises de hipoglicemia… Daquelas de acordar a noite com tremedeira. Aí la ia lá e tomava coca-cola. Claro que levou a maior bronca da médica. Ela disse que tem q tomar um suco, algo assim, ou comer um pãozinho. Minha amiga torceu o nariz, disse q não era a mesmo coisa, mas claro que to mais desconfiada que é mania de coca-cola mesmo!
    Mas não sabia que vc tinha crise de hipoglicemia….

    Beijos amiguinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *