365º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia

fiz cirurgia bariátrica (gastroplastia) - 1 ano
1 ano

Um ano após a cirurgia… nossa passou tão rápido!!!!

Vamos fazer um balanço, acho que dá pra dividir em 4 partes:

1) Basicamente o começo é uma droga… é chato e dói.

2) Depois vem a fase de ouro, onde você só emagrece… é a parte mais gostosa onde você se sente ótimo e super feliz… é a melhor parte. Todo mundo te elogia e você se sente a melhor pessoa do mundo.

3) Ai vem a parte chata, onde você vai parando de emagrecer aos poucos. No começo você nem liga muito, mas vai começando a bater o desespero.

4) A quarta parte, onde estou agora. É o platô. É a parte mais triste, onde você não aguenta mais ficar sem comer a coisas que você adora comer. É nessa fase onde você não come muito, mas come constantemente e geralmente uma besteira porque é o que eu sempre comi a vida toda. Nessa fase também é onde bate a angústia, se você não conseguiu emagrecer bastante vem a dor na consciência.

Baseado em minhas experiências posso dizer que é muito, mas muito, mas muito mesmo importante que se faça esporte, esporte não… que se gaste energia. Seja fazendo natação ou subindo uma laje o importante é gastar.

Também desaconselho as experimentações como eu fiz… tipo experimentar chocolate pra ver se dá dumping ou ficar fazendo pirotecnias alimentares.

Também não aconselho se afastar do seu médico e muito menos da sua nutricionista como eu fiz. Tá certo que eu tive algumas complicações pessoais que não fico comentando por aqui… afinal é um blog sobre gastroplastia e não some meu problemas pessoais… Acho que deve ser por isso que algumas pessoas ficam meio chateadas… mas em fim. Como já disse antes, este blog não foi feito para agradar as massas e sim pra mostrar como é o dia-a-dia depois da cirurgia.

Talvez para alguns, e eu acho que é a minoria, seja mais fácil do que para mim.

Também percebi que as pessoas menos obesas tem bem mais facilidade de perder peso que os mais obesos, pelo menos é o que parece. Gostaria de ter uma pesquisa que comprovasse ou negasse essa informação.

Se você me perguntar agora se estou contente eu diria que sim, mas não estou radiante. Porque tenho a sensação de que meu vício em comer está levando vantagens. Hoje eu gostaria de estar pesando 86kg mas estou pesando 105,4kg.  Uma diferença de 19,4kg… Todo mundo sabe que perder 20kg não é nada fácil e agora me desfazer deles é só comigo, o que a cirurgia tinha que fazer ela já fez.

Meu grande fantasma agora, mais do que perder estes kilos, é não ganhar mais nenhum. E essa fase de desintoxicação do açúcar faz parte disso. Agora meu filho nasceu está na hora de colocar ordem na minha vida. Vou voltar ao médico, nutricionista e voltar à terapia.

Minha ideia original era parar de escrever depois de um anos, mas eu vejo que o processo não se finalizou ainda e eu, assim como você estou doido pra saber o que vai acontecer daqui pra frente, pois preciso voltar a fazer os esportes que eu gosto e voltar a comer sem afobação.

Meu desejo desde o primeiro dia naquele quarto de hospital cheio de dor, era oferecer a todos aquilo que eu senti muita falta, informação de como era a vida depois da cirurgia e provar de uma vez por todas que não é aquele mar de rosas como alguns médico sem ética costumam pintar pra gente. Sim eu já conversei com cirurgiões que se eu deixasse me sedavam ali na cadeira e me operariam ali em cima da mesa dele mesmo. Cuidado com estes heim!!!

É necessário antes de fazer a cirurgia que você mude seus hábitos, não só alimentares, mas mude a forma como você vive a vida, longe do sedentarismo.

Se é difícil? Claro que é, nenhuma mudança é fácil. Mas se você não fizer isso não vai emagrecer satisfatoriamente (como eu) ou pior, vai emagrecer e vai engordar de novo (espero estar fora desta estatística).

Um monte de coisas dificultam esta mudança, e a principal é o trabalho. Você se acostuma a acordar, trabalhar e descansar. Só que agora você precisa encaixar nessa rotina o fator GASTAR ENERGIA, tipo caminhar, correr, praticar esportes, musculação etc…. e não é fácil. O hábito é uma das coisas mais difíceis de vencer.

Por isso antes de fazer a cirurgia tenha em mente isso e reflita se você está preparado para não se machucar depois.

Bom galera, é isso. Um ano e o trabalho de mudança de vida continua. Torçam por mim para que eu elimine esses 20kg restantes, torçam para que eu consiga mudar meus hábitos e dessa forma tenha um relacionamento melhor com meu corpo. Mesmo porque se eu conseguir acho que qualquer um consegue. Ha ha ha

Boa sorte pra mim e para todos que se aventuram nesta jornada!

20 respostas para “365º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia”

  1. Olá Fernando mais uma vez eu por aki rrsrsr adoro ler seus posts, sempre comento com meu marido, e fiquei triste em sabe que vc esperava parar de escrever!!!!!!!!! Espero que mude de ideia, sei que é difícil mas precisamos de vc, das suas histórias suas conquistas e derrotas, ainda vou fazer a cirurgia em dezembro e como disse adoro ler seus post, vc disse que o blog é pra falar cobre gastroplastia e não sobre seus problemas, pense que nesse um ano foi sobre gastroplastia e agora que nesse 1 ano comquistou “amigos” que sabem te dar força e que precisam entender que vc não fica somente em casa comendo de 3 em 3 horas, preciisam saber que vc sai, trabalha, perde o horário e etc… em fim conte com agente ou pelo menos COMIGO para o que precisar “desabafar” mande um e-mail, faça fumaça rsrrsrsr fique a vontade.

  2. Ola Fernando…fiz a cirurgia há 23 dias e desde a primeira semana apos a minha cirurgia leio sus blog. Li ele desde o comecinho, dia apos dia como se fosse um livro…rs. E te digo tem vários blogs de pessoas que fizeram a cirurgia na internet, mas NENHUM…NENHUM MESMO igual ao seu…totalmente esclarescedor e realista …por isso vc não pode parar de escrever…sempre terão pessoas que fizeram cirurgia e que precisam da sua ajuda…quem sabe lançar um livro seja uma boa ideia…Boa sorte na sua jornada.Um abração

  3. Pois é…realmente era pra vc estar com uns 80 e poucos quilos. Infelizmente o doce deixa a gente fora de si. Sorte que eu consigo me controlar…estou na torcida para q vc perca os 20 kg…dia 26 eu faço 4 meses de cirurgia…to contente q to perdendo peso ainda, perdi 21 kg…mas morro de medo de parar de emagrecer e engordar de novo…to me cuidando, comendo pouco de 3 em 3h…e com certeza nao é facil…
    força q vc consegue
    Bjos, alê

  4. caraca! 1 ano… eu faço “aniversario” de estomago novo, agora dia 30/08. e realmente, assino em baixo de tudo q vc disse, com algumas diferenças… claro, somos seres diferentes e cada um tem a sua maneira de enfrentar as coisas. mas realmente nao é nada facil nao! nao é como dormir gorda e acordar magra!! nao e milagre… tem um preço a se pagar! Força a todos nos…..e Fernando, nao pare de escrever, puxa, vc faz parte do meu passatempo na net…. fico meio tensa quando vc fica dias sem aparecer.. ahhaha, parece q eu te conheco saca? tipo, nossa, sera q ele esta bem….?
    FORÇA PRA NÓIS….

  5. Puxa, Fê, como o tempo passa…..
    Nesse um ano, tanta gente torcendo por você…. gordos e magros na expectativa de sucesso na sua jornada…. quando você comia a mais, alguns puxões de orelhas (ou uma absurda briga do pessoal rolando no blog); quando você comia menos, alguns elogios. De qualquer maneira, com sucessos e derrotas no meio do caminho, tenho que parabenizá-lo por seu blog. Você foi verdadeiro, fiel aos acontecimentos. Digo isso, porque tenho o prazer de conhecê-lo pessoalmente e conviver com você. O melhor de tudo isso é que mesmo com tantas dificuldades, no seu blog há bom humor, figuras engraçadas e muita informação. Não pare de escrever não… e não pare de emagrecer! Ficarei na torcida para que você perca esses 20 quilos que ficaram no caminho. Grande beijo!!!!!!

  6. Fê chorei de alegria ao ler seu post, pois sei como é dificil eu estou chegando na quarta parte! Um ano já se passou pra vc e na minha opinião o saldo da batalha está positivo, mais a guerra só começou.
    Seu filho e a Bibi são sua força a partir de agora e sei que por eles vc irá vencer. Afinal vc tem uma vida pra eliminar esses 20 kg, lembra quando eram 40 ou 60 como no meu caso? Acredite isso será fichinha, tome o cuidado de se cuidar e tudo vai dar certo, vamos errando e consertando na cirurgia, assim como na vida. Ah e não desanima pois assim que o Bernardinho começar a andar vc vai fazer tanto exercicio que vai eliminar bem mais que 20 kg!!! Força sempre e parabéns

  7. Daqui duas horas vou passar pela cirurgia. Navegando achei seu blog, até hoje não quiz ler nenhum. Mas hoje…..
    Exatamente um ano após sua cirurgia vou começar essa estapa na minha. Boa Sorte para a gente………………

  8. Oi Fernando. Primeiro lugar, parabéns por esse 1 ano de estomagrinho! Imagino como deve ser difícil, mas tb acredito que tenha muitas compensações e comemorações.
    Teu blog foi um dos q me ajudou na concientização da mudança de hábitos: eu to na fase pré, parei de fumar, de beber refri e to tentando ja, de leve, incorporar alguns exercícios na minha rotina.
    Isso é extremamente importante.
    Obrigada pelas informações e espero que vc continue trazendo prá nós o teu dia a dia.
    Bjs e parabéns.

  9. Parabéns!!!! Seu texto foi exatamente perfeito! Eu não estou na metade de sua jornada, vou completar ainda 6 meses, mas já vivo e vivi muito do que você relatou. Quanto a sua duvida:

    [i]Também percebi que as pessoas menos obesas tem bem mais facilidade de perder peso que os mais obesos, pelo menos é o que parece. Gostaria de ter uma pesquisa que comprovasse ou negasse essa informação.[i]

    Acho que é o seguinte: Eu por exemplo me operei com 119 quilos, eliminei 30 e estou com 89, claro que emagreci bastante, mas, continuo obesa o.o Preciso perder ainda 30 quilos , ou seja, ainda estou literalmente na metade do caminho.

    Quem se opera com com 90, ou 80 e poucos, como vejo em muitos blogs, perder 30 quilos é a garantia da meta atingida, por isso operar-se mais magro, acaba sendo mais vantajoso.

    Vamos lutar, Fernando! Tb estou com o mesmo problema de horário desde final de julho minha carga horária aumentou e não consigo frequentar academia, estou indo a pé para o trabalho, mas acho que isto não se compara ao exercício aeróbico. Claro que já percebi essa diferença , também na balança -__-.

    1. Nossa… as estórias se repetem, não? Vc conseguiu chegar na tua meta? Fiquei muito curiosa pq para mim SEMPRE foi difícil emagrecer. Me conta tudo… bjks, Cacau

  10. Fernando, lia seu blog qdo era outro endereço… tinha nos favoritos e formatei e perdi que raiva rsrs

    Bom preciso ler tudo oq perdi…

    Dia 20/09 farei 1 ano tbm de operada… e estou no mesmo barco que vc 99,00 e a meta é 80,00 kilos, preciso emagrecer 19 kilos e como esta dificil… faz 2 mses que estou em plato.. minha nutri me deu a maior puxão de orelha rsrs

    Fico aqui na torcida, pra nós… afinal não é facil e espero que não pare de escrever…

    Tudo de bom!

  11. Oi Fê ! É tudo que vc disse acho que preocupa a todos nós gastroplastizados eu estava perdendo 5 quilos por mes e estava feliz da vida agora esse mes caiu para 1 quilo tenho pavor de pensar em parar de emagrecer ,e ainda falta tanto para ficar magra !E pior de tudo a comida voltou a ser tão atrativa ,não sou louca por doces como vc ,mas amo um bom salgado !Vivo uma pilha de nervos por cada excesso que cometo,a cada dia fica mais dificil controlar minhas vontades .Comecei a caminhar essa semana é legal,mas não muito !É muito díficil mas vamos conseguir,não é?Já foi tão dificil no começo,acho que merecemos uma vitória !Mas também acho que na cirurgia deviam nos dar um cerébro novo também ,um que pensasse magro´,eu acho que o meu é obeso e disso é muito dificíl se livrar,kkk,.Mas sei que vc vai conseguir ,FORÇA NA PERUCA,AMIGUINHO ,vamo que vamo que é PRA FRENTE QUE CAMINHA O VALENTE!Abraços ,,,,GISELE….

  12. Parabens atrasado rsrs o que eu gosto no seu blog pois eh igual ao meu quando escrevi sobre FIV vc fala a realidade e não pinta um arco iris colorido cheio de alegrias rsrsrsrs eh isso tudo que vc falou e muito mais .
    Continue escrevendo e torço por vc !

  13. oi Fernando estava lendo seus depoimentos eu tbm fiz um ano de operada agora em janeiro, fiz minha bariatrica com 90 kg consegui emagrecer 36 kg vim pra 54 kilinhos a meta do meu medico era 30 kg, em setembro 2011 estabelizei não emagreci mais tbm ja estava muito magra com cara de doente, em outubro tive anemia forte, dai meu medico entrou com noripurum av, fraquezas e mais fraquezas, e toma soro pra cá e pra la, dai comecei a sentir muita anciedade comecei a comer doce, em dezembro ganhei 1 kg e agora ja ganhei mais 3 kg estou com 58 kg e desesperada não sei se foi os soros e injeção de hormonio que tive que tomar pra não mestruar devido a anemia só sei que estou desesperada ja estou me sentindo gorda e continuo com anciedade vontade de comer toda hora apesar que meu marido e meus amigos me disseram que estou melhor agora mais corada com esses kilos a mais me fala alguma coisa o que vc acha de tudo isso?………

    1. Uau!!! Érica… caramba. Pisa no freio ai!!!! Para com essa neurose heim!!! Pra quê tanto desespero.
      Olha, se tem uma coisa que eu aprendi lá no CCA (comedores compulsivos anônimos) é que nós gordinhos compulsivos não podemos ficar tristes por termos dado uma ou duas deslizadas. Mesmo porque isso vai acontecer inevitavelmente. Então tá… vamos zerar o placar a partir de agora. Ok. Engordou, exagerou… você é humana e ninguém muda uma vida de comilança do dia para noite. Bota a cabeça no lugar e começa de novo, do zero… sem arrependimento, sem tristeza, sem melancolia ok… Já passei por isso várias vezes e não encontrei maneira melhor do que essa. Sacodindo a poeira e continuando a andar como se nada tivesse acontecido.
      Já viu criança desistir de tentar andar? Ela tenta, e cai… tenta e cai… de novo tenta e cai. Vê se ela desiste só porque caiu umas duzentas vezes… que nada ela nem liga para cair… cair faz parte ela sabe, por isso sempre tenta de novo.
      Vai que é sua Tafarel… digo Érica!!!

  14. Boa tarde, Fernando,
    Conheci seu blog por acaso navegando sem destino pela net, mas refletindo bem, acredito que não bem por acaso. Afinal dia 14 de agosto faz seis meses que operei e este fim de semana cometi um deslize…comi mais do que devia! Mas na verdade já emagreci 48 quilos, quando operei estava com 115 e hj estou com 67, mas como sou baixinha ainda preciso perder mais 7 quilos. estou muito feliz pois não tive dapping, meus exames ainda não deram alterações negativas, ainda não precisei tomar suplemento ou algo do gênero, porém conheço inúmeras pessoas que passaram por situações bem desagradáveis, mas o que eu quero te dizer é que a persistência é a chave para o sucesso, pois é como vc esceveu para Érica, um passo de cada vez e é pela persistência que alcançaremos nossos objetivos. Gostei muito do seu bolg e do seu estilo na escrita. Um abraço

  15. Oi Fernando, eu também fiz a bariátrica, ao contrário de você eu não senti dor hora nenhuma, foi uma recuperação excelente. Estou no meu 79º dia, eliminei 20 kg, estou na fase da alegria (como você disse).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *