694º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia

[bb]
Pela primeira vez depois da cirurgia!!!! Pela primeira vez depois da cirurgia!!!!
Pois é pessoal faz tempo que eu não escrevo né!

Como eu já disse, não faz muito sentido ficar escrevendo meu dia-a-dia porque agora levo uma vida normal. E quando digo isso, quero dizer uma vida cheia de virtudes e falhas alimentares, claro.

Mas aconteceu uma coisa muito importante aconteceu. Estava comendo um lombo assado e de repente me senti muito satisfeito. Até ai tudo bem, mas depois de meia hora comecei a passar mal.

Até hoje nunca tinha vomitado depois da cirurgia

Ontem após uma almoço, aliás nem almoço posso dizer que foi, estava comendo um pedaço de lombo assado.

Comi pouco e logo em seguida me senti com o estômago bem cheio. Depois começou a doer e o incomodo ficou muito forte.

Deu medo!
Deu medo!

Foi então que pela primeira vez após a cirurgia corri para o banheiro e vomitei… sim senhoras e senhores, vomitei, mas não foi o que eu havia comido e sim um muco transparente, e era bastante.

Depois melhorava um pouco, mas depois de algum tempo o mal estar voltava e lá ia eu colocar aquilo para fora de novo. Até que depois de umas 2h de sofrimento consegui vomitar a carne. E então melhorou e o mal estar passou.

Achei muito esquisito e fiquei preocupado, mas depois desencanei.

No final da tarde, antes de ir para a escola dar aula comi 2 Twix de uma caixa que eu ia dividir com meus alunos pela conquista do Ipad na promoção do shopping em que eles tiveram uma participação importantíssima.

No meio do caminho, enquanto estava dirigindo comecei a passar mal de novo, sorte que tinha um saquinho de supermercado no carro. Nem fui para o trabalho, dei meia volta e corri para casa.

De novo o mal estar só passou quando depois de sucessivos vômitos só de muco consegui colocar para fora o Twix.

Tentei beber água depois e a água também voltou. Ai a coisa ficou séria.

Liguei para o telefone de emergência do meu cirurgião e relatei o caso. Ele disso que provavelmente um pedaço mal mastigado da carne parou em alguma cicatriz interna. Disse que eu teria que fazer uma endoscopia de emergência no dia seguinte. Disse também para tentar beber bastante água.

A coisa ficou séria. Tentei comer um pouco de purê de batata, mas o danado voltou.

Preocupado fui beber água e ela passou com dificuldade. Acordei a Bibi e expliquei tudo pra ela.

Só que a fome tava me matando… então tentei mais uma vez comer o purê de batatas de novo, bem devagarzinho.

Levar bronca de médico é foda, se fosse fácil fazer dieta não fazia cirurgia, né
Levar bronca de médico é foda, se fosse fácil fazer dieta não fazia cirurgia, né

Tomei água e fui dissolvendo o purê e engolindo e foi indo. Ai fui tentando comer mais e mais e de repente tudo voltou ao normal.

Medo!!!! Achei até que estava tendo um infarto, pois os sintomas são semelhantes.

Hoje acorde e fui comendo de tudo, mastigando bem, claro e tudo desceu bem, sinto que está um pouco machucado porque ainda há um leve desconforto, mas não vai ter jeito, vou ter que voltar ao médico para fazer uma avaliação.

O chato é ter que tomar uma bronca por não ter emagrecido como o esperado e coisa e tal.  Foi por isso que parei de ir, afinal se fosse fácil fazer dieta eu não tinha feito a droga da cirurgia né.

Bom, por em quanto estou bem, qualquer notícia eu aviso por aqui!

31 respostas para “694º dia após a cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia”

  1. Credo, Fernando! Que perigo!!

    Eu quando passo mal é pq comi demais ou porque engoli ar junto…
    Dependendo do dia a dor é tanta quando ta com ar no estomago que parece q ele vai explodir…quase morro de dor…e nao tem oq fazer…eu forço pra vomitar pra sair o ar e melhora por uns segundos…tem que esperar até passar…tem vezes que dura umas 4h a dor….horrível!!

    Se cuida..Bjaoo

  2. Olá Fernando
    Fiz a cirurgia a 15 dias, mas não é sobre isso que queria te falar…
    Tenho uma produtora de Teatro e acho você perfeito para criar uma palestra, e se apresentar em vários locais. Temos também um Teatro em Guarulhos e sinceramente, gostaria de falar contigo a respeito disso… Vamos ganhar dinheiro com sua experiência?

    Aguardo seu retorno, pois meu email segue aciam.

  3. Eu já passei por isso, mas foi com 3 meses de operada, comi um pedacinho de carne e começei a vomitar essa mucosa, passei o resto do dia sem poder comer ou beber água, mas no outro dia amanheci bem!

  4. Olá Fernando, primeiramente, QUE BOM QUE VC POSTOU!!!! Que saudades!!!! Aconteceu isso comigo uma única vez, uns 3 meses de operada, uma coisa eu digo: PREFIRO MORRER A VOMITAR!, Não saía nada e eu fiz tanta força, mas tanta força, que estouraram alguns vazinho no meu rosto, ao redor dos olhos, foi horrível! Fiz endoscopia na época e meu médico disse que provavelmente foi uma crise de gastrite…

  5. Oi Fernando, tudo bom?
    Estou acompanhando seu blog a pouco e estou operada a 1 semana! Queria saber se vc tem Dupping (aquele problema com doces)! Já faz tanto tempo que vc operou e fiquei me questionando pq vc se senti culpado após comer doces? Gostaria muito de saber, pois eu AMO doces e a maior parte dos 113kg foram eles que me deram! Se vc respondesse me ajudaria muito futuramente! Parabéns pelo BLOG é ótimo! Grata!

  6. Olá Fernando,
    conheci seu blog hoje! Nem sei há quantos dias estou operada, mas fiz a bariátrica em setembro de 2010.
    Passei bastante mal no pós operatório, um mês sem conseguir ir ao banheiro… passava mal as vezes e parece que com o tempo foi piorando… Quando eu me emocionava ou passava raiva no serviço eu não conseguia comer… e aí ficava revoltada, pois só comia um pouquinho e ainda não conseguia comer nem aquele pouquinho?
    As coisas melhoraram pela empolgação de perder peso, apesar de passar mal as fazer e fazer dumping após ingerir doces e gorduras. Mas passada a empolgação inicial, estacionei nos 76kg e hoje estou com 79… Tomo vitaminas e minerais diariamente e há um mês voltei pra academia, quando o desespero de voltar a engordar chegou… Mas tenho andado extremamente cansada, será que é falta de proteína? Vai saber….
    Um abraço e parabéns pelo blog.

  7. Oi, pois é esse tormento que você passou eu tenho passado desde os meus 31 dias de operada, o médico disse que eu podia comer arroz bem cozido e carne moída, peixe desfiado e frango desfiado tudo bem cozido, porém todas as vezes que tentei comer uma colher de qualquer uma dessas coisas eu passei mal, primeiro vomito uma baba até sair o último fiapinho de comida. E todas as vezes eu comi uma colherzinha e mastiguei bastante, a impressão é que tem alguém espetando as minhas costas e é uma sensação de engasgo. Agora estou com 42 dias de operada, mas eu achei que fosse normal e nem falei com o médico, só evitei comer algo sólido, por enquanto estou só no purê. Li todos os seus comentários desde o dia da sua cirurgia e pode ter certeza, você me ajudou a entender muita coisa. Força em sua caminhada, e não esqueça que temos uma doença que se chama obesidade e que precisamos vencê-la afinal estamos cada dia passando uma provação e não passamos por essa cirurgia á toa. Parabéns pelo blog, adoro suas publicações. Tchau

  8. Amigão, tudo bem?
    O seu blog tem um papel muito importante não só para os operados, mas também para os interessados no procedimento. Tenho histórico de obesidade, com 44 anos (IMC=38) já sofro as consequências do sobrepeso. Só que ouço o depoimento dessas crises relatadas por você e pelos outros, e dá medo de me arrepender: até porque adoro um churrasquinho e uma cervejinha.
    Sei que em certos casos não é uma questão de escolha, mas uma necessidade.
    Abraços. Saúde e sorte!
    Fernando Wajima

    1. Se você ainda esta tão apegado à comida assim sugiro não fazer a cirurgia, porque antes dela você tem que estar disposto a abandonar esse comportamento que só lhe causa sofrimento. Se é que lhe causa.
      Comer é muito bom, mas o excesso vai destruindo no corpo e auto-estima. Portanto é necessário tentar se desapegar o máximo possível da alimentação compulsiva. Isso não quer dizer deixar de ir à um churrasco com os amigos, mas sim que o prazer vira dos amigos agora e não da comida. Entendeu?

  9. Oi Fernando tudo joia! Estava procurando na internet sobre (prisao de ventre apos a cirurgia bariatrica) Bom meu relato e que tem 1 ano e meio operada me sinto super bem! E confesso que eu tive minha primeira crise com essa gosma aos 8 meses de cirurgia. E desde entao tenho essas crises sempre. Parece que o estomago vai inchando.. inchando a sensacao que vai explodir.. ai vomito, vomito a gosma … continua doendo … ai vomito mais … e mais e mais… tb confesso que dias em que estou triste, ou com algum problema pessoal nao consigo me alimentar … tudo que eu como eu vomito. Mas atualmente o que mais me incomoda e a prisao de ventre. Se vcs tiverem alguma dica ai!! Agradeco.

    Ah com relacao a gosma fiz exames, consultei varios medicos e ninguem sabe o que e… a minha nutricionista esta fazendo um doutorado relacionada a cirurgia bariatrica falou que pode ser que nao estou fazendo a digestao. Mas acontece que quando sinto a gosma eh comer e vomitar …. eu fiz a cirurgia algo em Y … eu acho que meu estomago que nao eh utilizado que produz essa gosma rs

    1. Oi Kenya, eu não sei exatamente o que é, estou apenas deduzindo baseado no que o medico me disse pelo telefone.
      Segundo ele, no meu caso, um pedaço de carne ficou preso em alguma cicatriz da cirurgia, tanto que qualquer coisa que comia ou bebia voltava junto com aquele muco.

      Agora pensa comigo. Nosso estômago é pequeno. Se alguma coisa para e impede a comida de seguir o caminho ela fica parada aonde?

      No meio do caminho, certo? E esse meio do caminho seria o esôfago. O esôfago tem um movimento peristáltico natural quando há alimento em seu interior. Nenhum alimento deve ficar parado dentro dele.

      Então imagino eu, que devido ao pequeno estômago o alimento fique aguardando sua vez dentro do esôfago e para se proteger da agressão do alimento e do suco gástrico que pode passar para cima , já que a porta entre estômago e esôfago esta aberta, ele produza aquele muco transparente

      Bom, é isso o que eu acho. Não fui ao medico ainda, mas desconfio que nenhum deles sabe muito bem sobre isso.

  10. Oi Fernando, blz? Tenho 33 anos e fiz a redução a exatamente 4 meses e perdí 27kgs nesse periodo. Pode parecer pouco mas acho que foi pq antes da cirurgia tive que passar por uma pré adaptação alimentar onde perdí 26kg de janeiro a abril quando operei. No total de janeiro pra cá já se foram 53kgs. Tinha 183kgs e hoje estou com 130kgs mas acreditem, todo mundo acha que já ñ tenho mais 3 digitos na balança. Eu mesmo me sinto “quase magro” digamos assim. Minha vida é outra hoje em dia, tenho mais disposição pra trabalhar, minha vaidade voltou, já estou jogando meu futebolzinho nas sextas feiras, roupas de pessoa normal já estou comprando, inclusive pude comprar uma camisa do Internacional Poa/RS que serviu normalnente hehe… Emfim, quiz relatar aqui pra dizer que “HOJE” tenho a certeza que foi a decisão mais correta da minha vida. Aquela gula eu não tenho mais, pelo menos naquela proporção absurda de antes. Eu consigo comer de tudo, mas como digo sempre, DE TUDO MAS NÃO TUDO. Como chureasco, como doces, mas deixo pra saír um pouquinho do que devo comer nas ocasiões específicas de um final de semana, de um aniversario etc e tal, mas sempre em pouca quantidade até pq eu não consigo comer muito. Emfim, se a vida toda vc teve problemas com o peso e admitir que essa é a única solução, não exite em partir para a cirurgia pq é a solução sim. Outea coisa, suas prioridades não serão mais somente sobre comidas e bebidas, agora eu tenho vontade de saír, me arrumar, brincar, dançar e olha só, não tenho nem vergonha de comer na frente dos outros, pq eu particularmente tinha. Um abraço!!!

  11. Fernando, me esquecí de dizer que o teu blog eu acompanho desde a sala de recuperação do Hospital. Foi muito importante pra eu tirar minhas dúvidas iniciais pós cirurgia. Terminei o comentario acima citando “você” pra ajudar a quem aínda tem dúvida sobre o fazer ou não a redução e ficou parecendo que me referí a tua pessoa. O fato é que nunca escreví muito bem mesm hehe… Grande abraço!

  12. Fernando,

    Seu medo de retornar ao médico é justamente o que está fazendo-o engordar e engordar novamente. TODAS as pessoas que conheço que largaram o médico, a nutricionista e os acompanhamentos são exatamente os mesmos que engordaram, engordaram e engordaram após o procedimento.

    Não há emagrecimento sem vontade. Você tem que querer para poder emagrecer. Independente de cirurgia ou não.

    Sobre seu problema, tive algo parecido uns 2 meses após realizar a minha (quando estava passando para a dieta pastosa na época, isso a quatro anos atrás). Acabei “entupido” com alguma comida mal mastigada e tive que fazer uma endoscopia para colocarem um balão no lugar do novo duodeno e cortar a área que havia inchado e estava atrapalhando a comida de passar. Foi um procedimento simples, somente chato pelo fato que eu deveria permanecer durante as quase 24 horas antes de fazer o procedimento bebendo água e isotônico (para me manter hidratado). Durante este período, não comi nada (justamente por recomendação médica). Infelizmente parece que não foi isso que você fez.

    Espero que esteja melhor e principalmente, espero que você repense sobre sua vida e como está levando-a. Há como mudar, basta querer.

    Abraço

  13. Oi Fernando, tenho 11 meses de operada e sempre entro no seu blog, mesmo que não tenha novidades vê se não para de escrever pois tem muita gente como eu que gosta de ler as peripécias dos seus dias, bjaum…

  14. Oi Fernando, descobri seu blog por acaso, sou operada a seis lindos anos e só tenho a agradecer meu médico, sou realmente um caso de sucesso.Antes tinha tudo errado, hipertensão, dores em todos os joelhos e pés e uma autoestima abaixo de zero. Não virei miss, mas me amo e minha morte que tava marcada. Desmarquei! Durante cinco anos depois da operação minha pressão foi normal. Então a idade (47) chegou e controlo minha pressão, Joguei fora minha vesícula, ano passado e estou bem, obrigada. Ah! Obrigada pelo blog, pelo exemplo, pela força que você transmite.
    Um abraço de sua colega, professorinha de História.

  15. Conheci seu blog hj achei incrivel..to c 36 dias de cirurgia e por eqto correndo tudo bem, ja me alimento de arroz, caldo de feijão legumes cozidos e carne moida…to muito feliz e espero q cada dia me sinta melhor….abraços

  16. Olá, descobri o blog por acaso, estava procurando se havia algum caso como o meu. Fiz a cirurgia dia 31 de janeiro deste ano, ou seja a 8 meses, mas to desesperada, pq perdi apenas 24 kg!!!! Estava com 106kg, sai do hospital com 104kg e fechei o primeiro mês com -10kg, e depois disso a perda foi muito devagar…, comecei a fazer hidroginástica 1x na semana e ginástica 2x como foi recomendado pela equipe Baríatrica q nos acompanha da Unimed aqui de Montenegro. Não tive intervenções como a maioria das pessoas e colegas do grupo, muitas tiveram o dumping por qualquer coisa, diarréias, ou prisão de ventre…não sinto nada. Primeiro problema que tive foi agora na 4f passada que pensei até que pelos sintomas fosse pedra na vesícula, eram minusculas…mas o problema mesmo eram gases!!! hehehehe, nem imaginava que poderia doer tanto, até pq só tinha dor e nada de vontade de elimina-las. Na eco apareceram muitas bolhas…como eu ria, que vergonha. Hj mesmo conversei com a psicologa da equipe, pq to com medo, pq estacionei nos 82kg e estou indo na academia forçada mas to indo, pq ando muito desmotivada, cansada, me sentindo feia…To extremamente extressada, sei que to reclamando de barriga cheia, qtos não tiveram a oportunidade de operar que eu tive, mas ta tão difícil qto antes, apenas com a vantagem de não me ver tão gorda qto eu tava!! Mas tenho ainda crises horríveis de ansiedade, vontade de comer doces, enfim besteiras, é incontrolavel, é complicado operar o estômago e não os olhos, a boca e a cabeça de gordo!!! Meu cirurgião me disse essa semana que iria me dar um antidepressivo, mas fiquei preocupada pq a paroxcetina engorda e ja não to perdendo imagina se ainda engordo…ai sim piro de vez…tenho medo de colocar tudo a perder, não tive problemas com vomitos, dumping, mas sofri muito…tive dores horríveis, passei a morfina os 5 dias que fiquei internada, não queria ter alta pq em ksa não teria acesso a morfina, q era a única coisa que alíviava pelo menos umas 2h, a dor era simplismente insuportavel!!!! Até na hora de tirar os pontos tive problema, trancaram na carne e foi na marra, foi punk…Bom Foi um desabafo, pq nesse momento está sendo bem difícil e por um lado dividir isso com outras pessoas, ouvir alguns conselhos, sugestões seja bom e até mesmo mostrar que cirurgia não é a cura de tudo…o pior é a cabeça, pensamento de gordo que não vai embora…isso é uma doença, e quem nunca passou por isso julga como se fosse muito fácil, fácil como se manda um alcoolatra parar de beber, ou um fumante simplismente parar de fumar…em raros casos isso funciona, mas na maioria não é assim.
    Um abraço a todos!!!

    1. Olá Keila,

      Boa noite. Minha pergunta que deixo para você é “quanto você acha que deveria perder apenas com a cirurgia”? Você diz que está indo na academia “forçada”. A cirurgia não é a única coisa que te faz perder peso. A mudança de vida faz o resto. Não fique desesperada, você perdeu quase 30% de procurar por aí, verá que é esse o número “mágico” que a cirurgia, apenas, trará para você.

      Aproveite que tem agora menos peso para mudar de vida. Vá caminhar, vá no parque, vá na academia e vá correr. São mudanças assim na nossa vida que farão a diferença.

      Mude também seus hábitos alimentares. Você não diz se fez isso ou não, mas faça! Não coma açúcar, não abuse no chocolate e por aí vai. Isso é o importante.

      Enfim, o primeiro passo você já deu. Se necessário, vá em um psicólogo, converse com ele. Você também não deixa claro se continua frequentando um nutricionista ou em que frequência visita o hospital.

      Se quiser, visite meu blog e veja se consegue uma inspiração para mudar de vida. http://correbocao.blogspot.com.br

      Atenciosamente
      Guilherrme Baron

  17. oi Fernando,td bem com vc?fiz a bariatrica a exatos 65 dias,ou seja operei dia 23/10/2012,recuperei mto bem,mas de uns dias pra cá como e depois vomito,ai esperava umas duas horas e melhorava,só que ontem almocei,um pouco de abobora com quiabo e um pedacinho de peixe ensopado,antes de terminar me senti cheia e com dor ai vomitei,e tudo que tentei comer ou beber vomitei e sempre vem algo como uma mucosa antes,hoje acordei bem,tomei cafe ,chupei uma laranja,e após o almoço vomitei novamente e ate água volta.ja fiz endoscopia segundo o medico deu uma estreitada na saida pro intestino de 15mm pra 10mm,que eu preciso mastigar bem.mas eu tenho mastigado e continua acontecendo.o que o médico disse pra vc melhorar e parar de vomitar?aguardo neusa.

  18. Tenho 29 anos, 1,80m e 119 kilos….sempre estive acima do peso….passei a minha vida toda fazendo dietas e não consigo emagrecer….meu peso ideal é 80 kilos….considero uma meta meio irreal para mim….ralei por 6 meses numa academia e com mto sufoco perdi 9 kilos…..depois sai e engordei tdo novamente….

    penso se não seria razoável para mim fazer a cirurgia…

    escuto mtas críticas….os efeitos colaterais compensam?

    1. oi Guilherme td bem?eu fiz a cirurgia a 71 dias,ja perdi mais ou menos 19 kilos,eu não pesava tanto mas tenho um problema renal sério por isso tinha que emagrecer e nao conseguia.pesava 97kg pra 1,51mt.a cirurgia correu mto bem ,me recuperei super legal sem dor nem fome,to na fase de dieta livre so é claro com orientação nutricional,a unica coisa é que se como rápido vomito,tem que se educar comer muito devagar e mastigar bem.Os efeitos colaterais que tenho é só esse de comer super pouco e ficar saciada e ter que comer muito lento.VALE A PENA SIM>!!!Eu faria novamente com certeza .Só fica a dica procura um médico que tenha indicações e siga todos as recomendaçoes ok!!vc vai se sentir muito melhor!!!Vale a pena investir em vc.e outra vários planos de saúde cobrem a cirurgia.o meu mesmo cobriu tudo.Um abraço pense bem!! E converse com um cirurgião pra te orientar melhor.

    2. Oi Guilherme,
      Hoje estou fazendo 25 dias de operada e estou me sentindo muito bem. Tenho 46 anos, mas me sinto muito jovem ainda.Fiz a Gastoplastia por vídeolaporoscopia. Perdi 5 Kg na primeira semana e de lá pra cá somente 4 kg, mas a nutricionista e o Médico disseram que é assim mesmo e para eu ter calma. Na próxima semana começo a academia que vai acelerar a perda de peso. Há anos fazia muitas dietas e tratamentos para emagrecer a base de remédios que faziam eu perder peso, mas era só parar de tomá-los eu engordava tudo de novo ou até o dobro. Cansei desse efeito sanfona. Conheci na academia uma pessoa ( a Ceiça) que havia feito essa cirurgia há 1 ano e estava bem magra. Ela me disse: “CORRA ATRÁS DO SEU SONHO”. É amigo..meu sonho é ser magra, poder ir ao shoping, entrar numa loja de roupa e não ter de aturar a cara feia da vendedora me dizendo que alí não tem o meu tamanho.. , poder usar uma calça jeans sem sentir a barriguinha saindo pra fora. Além de outras situações muito chatas que o gordo enfrenta, né? sem contar que todos acham que o gordo come mais, que se some comida na geladeira, todos têm certeza que foi vc. Aff… cansei disso e resolvi tomar uma atitude. Resolvi mudar. Queira mudar Guilherme, vc é jovem e deve querer muito da vida. Viver uma vida normal. Faça, vc não vai se arrepender. Aqui em minha cidade acontece todos os meses uma palestra com o médico que me operou e lá muitas pessoas que fizeram a cirurgia de redução se encontram e contam sua experiência. Ainda não encontrei uma pessoa que dissesse: ME ARREPENDI. Apesar de alguns enfrentarem alguns probleminhas, a maioria afirma que o ganho é maior, no final o benefício é compensador.Olha não ouça o que dizem alguns familiares quando tentam desmotivar a gente. Comigo aconteceu muito isso, mas penso que não são elas que têm de engrentar todo um preconceito que deixa a gente pra baixo. Qualquer dúvida e se quiser conversar, deixo o meu nº .:(98) 8731.9909 (OI) e TIM: (98)8112.4660
      Um abraço e tudo de bom.

  19. ola, tenho 2 aos de operada e desde ontem a noite não consigo comer nada tudo volta é com se tivess um sso tbua ei lá o que qe esta empatando a passage do alimento e do liquido o que faço. obrigada

  20. Eu já estou com 60 dias de operada e emagreci no total 18 kilos e estacionei, e estou preocupada, + ñ sinto fome e dependendo do q eu como eu vômito, estou me sentindo muito fraca ainda, e estou até afastada do meu serviço ñ sei nem o q pensar..rs tenho consulta dia 25/02 com meu médico e vou perguntar se isso é normal, pois mha colega q fez a cirurgia dentro de 4 meses emagreceu 40 kilos e ela está linda..
    Vamos esperar pra ver no q vai dar…rs beijus

  21. Bom Dia
    Fernando

    Pode me explicar como que vc fez a cirurgia.. Duvida: Foi furinhos????, Cortou a metade do estomago??? vc recebeu anestecia qual local do corpo????pois vou fazer e tenho tanta duvida…

  22. Você fez a cirurgia pra não ter que fazer dieta??? Ish então já começou errado.

    Eu fiz a cirurgia pra mudar de vida, e sim, a dieta está inclusa nisso. 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *