Autor

Fe e BibiOi

Eu sou Fernando, um gordinho que pensou muito antes de fazer a cirurgia bariátrica. Pensei, pesquisei, mudei meus hábitos alimentares (quer dizer… ainda estou mudando né… na velocidade de tartaruga com sono, mas mudando) e ai resolvi fazer a gastroplastia.

Diabetes, Pressão Alta, Ronquidão severa (já tirei o sono de muita gente), dores nas juntas, impossibilidade de praticar esportes legais (Ah! Ficar fazendo hidroginástica é coisa de minininha né… eu gosto é de jogar bola!!), problemas de pele, esteatose hepática severa (fígado inchadasso) e mais um monte de outras coisas. Hoje eu sei que comer demais é uma doença e não um estilo de vida. Foi com essa idéia que resolvi fazer a cirurgia e modificar meu corpo de maneira radical.

Eu tive medo de morrer antes da operação, dores lancinantes depois da cirurgia, alimentação só a base de caldinho e passei por muitas outras coisas chatas. Mas cada milimetro a menos da minha barriga representa kilometros de saúde e felicidade.

111 respostas para “Autor”

  1. Olá Fernando!
    Fico muito feliz com sua mudança de vida, é isso, agora em diante você terá outra vida.
    Tenho o sonho de fazer essa cirurgia, mas fico pensando, tenho 27 anos, 1,80 de altura e aproximadamente 130 quilos, sem diabetes, nem taxas alta, apenas um pequena hipertensão e uma hérnia de disco.
    E você como estava antes? Qual seu plano? Qual a cirurgia que vocÊ fez?
    Abraços e saúde.

    1. Olá Thiago, como você, também sempre tive uma vida de obeso saudável, mas aos 35 anos os problemas começaram a aparecer. Na verdade aos 35 anos os problemas começaram a ser notados, porque antes já tinha problemas com ronco, apnéia, mas eles não me incomodavam. Assim como você também tinha uma pequena hipertensão totalmente controlada por remédios. Mas comecei a reparar que eu não via muitos obesos de 60 ou 70 anos e como a diabetes já estava começando pensei que a partir dos 35 minha saúde só ia piorar, além disso a obesidade me deixava muito deprimido, foi por isso que resolvi fazer. A obesidade impedia minha felicidade e destruia minha saúde.
      A minha cirurgia não tem cinta, o estômago foi grampeado e uma alça do intestino ligado à ele para diminuir a absorção e o meu plano de saúde é Cabesp, aliás muito bom.
      O problema de tudo isso é o risco de morte na cirurgia que não é baixinho. Para aumentar minhas chances de sucesso depois da cirurgia bariátrica fiquei 2 anos fazendo terapia com psicologos e tratando da minha depressão. Além disso a muito tempo estou tentando mudar meus hábitos alimentares. O CCA me ajudou muito também… aliás ele foi fundamental

    2. Caro Thiago,

      Velho tinha praticamente a mesma realidade que você quando fiz minha cirurgia, tenho 6 meses de operado e estou no mínimo 6x mais feliz do que era, não cheguei a ter os problemas que o fernando como depressão e talz levava uma vida muito boa por sinal, mas soh depois que comecei a ir a médicos focados em bariátrica que vi o que na verdade eu estava passando quando cai na realidade eu praticamente nem saia mas de casa, eu tinha que responder todos os “ifs” (se isso e se aquilo) para poder conseguir sair, era mais ou menos assim e se demorar, e se eu gastar de mais, e se minha filha … e se minha esposa …, era um tédio total, hj acordo as 6 da manha com toda disposição vou pra academia malhar volto pra casa tomo um banho vou trabalhar a noite estudo, e ainda to pronto pra familia quando chego em casa brincar com minha filha linda, e cuidar da esposa!

      Caro Fernando muito bom tudo que faz aqui você mostra pra pessoas como nós, qual o futuro de um operado, só uma dúvida você é baiano? se sim operou com quem? eu fiz com Marcos Leão.

      Abraços e continue fazendo este grande trabalho!

  2. É o maior problema para mim é a tristeza que a depressão me trás, já fiz tratamentos para depressão, entre outras coisas.
    Sucesso meu amigo. Fica com Deus

  3. Olá Fernando!
    Vc não tem noção do qt tem me ajudado!
    Vou fazer a cirurgia dia 19/10 e tenho te acompanhado todos os dias! Sou sua fã!rsrsrsrsrs…
    Vc vai vencer a cada dia! Estou na sua torcida e estarei te acompanhando sempre! Abraços! Cynthia…

  4. Oi Fer, também fiz a cirurgia bariátrica, a minha foi em setembro , eu pesava 142 kg a um ano atraz, em julho entrei em dieta, consegui chegar em 128 kg para fazer a cirurgia, tenho 1,72 kg de altura, hoje peso 112 kg, me sinto bem, ainda não tou com neuras sobre comer não viu, acho que o psicológico ajuda muito, optei por uma mudança e ela veio, agora é assim né? sei que só estou no começo desta caminhada, o que vem me chateando um pouco, não sei se vc passou por isso, mas é a questão de vomitar após comer, comida normal mesmo, nada de besterias.. sabe, também como bem menos do que a nutricionista indicou, as vezes fico preocupada com a saúde sabe? sei do blablablá de comer devagar e tudo mais, porém eu como devagar, e como bem pouco, vi seu relato da pizza rs, eu comi ontem meio pedço e já me encheu como se eu tivesse comido um boi e seus chifres kkk pedi sorvete e não chupei, não consegui .. chupei umas duas colheres e dei a taça p minha mãe, isso é legal kkk uma amiga minha que tbm fez a cirurgia me passou seu blog, parabéns viu adorei vou visitar sempre! abç

  5. Olá Fernando! Parabéns pelo Blog! Hoje estou no sétimo dia a contar da minha gastroplastia, que fiz pelo mesmo método que você. Seu blog é informativo, bem humorado e pelo que já vivenciei até agora, bastante verdadeiro. Eu não tive dores da cirurgia, mas apenas em decorrência dos gases, que no meu caso, garanto, são mais doloridos que ter filhos. E olha que tive 3 filhos, todos de parto normal….rs Gostei da informação da Sopa Levanta Defunto. Amanhã mesmo vou experimentar, porque meu único problema é me sentir fraca. Não tenho fome, mas a fraqueza às vezes me obriga a deitar e ficar quietinha alguns minutos pra recompor energia. Não consegui acessar os arquivos do seu blog do 11º ao 32º dia. Você retirou ou eu que não achei? Gostaria de poder ler sobre esse período porque é o que vou vivenciar dentro de alguns dias. Parabéns pela iniciativa do blog, porque vc está ajudando pessoas que estão no mesmo caminho, apenas em etapas anteriores, que vc já viveu. Desejo que tenha um Feliz Natal (sem comilança) e que 2011 chegue repleto de saúde, alegria e paz. Bjs Helena (Santos-SP)

  6. Oi Fernando!
    primeiramente parabéns pela sua determinação e superação !
    Eu fiz a cirurgia 2 meses antes q vc, e pela primeira vez, inspirada no seu blog resolvi contar os dias: 206 dias de operada. Até então contava os kgs perdidos e aí acaba virando uma “nóia” sabe? *rs
    (tá bom, uma nóia boa demais… afinal conseguir enxergar meus ossos mesmo que sutilmente é tudo de bom)
    Me identifiquei demais com seu blog, com o que vc tem passado, seus momentos de euforia, outros nem tanto…
    As dores nos primeiros dias, caldinhos, enjôos e vômitos daqui para frente será história, e encarar tudo com otimismo torna as coisas muito mais fáceis.
    Eu estou super bem tb, comecei finalmente a academia semana passada – até então caminhadas exporádicas – e espero continuar a emagrecer,e perder os 20 kgs restantes. Até agora foram embora 31 kgs.
    Fim do ano, festas, comidas, sobremesas… ai ai… difícil conter … agora é continuar o processo q por sinal está bem lento nestes ultimos 2 meses… 🙁
    mais uma vez, obrigada por compartilhar sua experiência
    abraços

  7. E ai Fer, deixa eu te perguntar eu fiz minha gastro faz 45 dias e sinto uma sede danada, com quanto tempo vc voltou a tomar agua pra matar a sede, ou vc ainda não toma???????

    Abraçossssssssss

    1. pra ser sincero só agora estou conseguindo tomar bastante água de uma vez… mas nem sempre… as vezes tem que ser em várias goladas se não entope. Mas quanto a sede, você não pode ficar passando sede, beba água de pouquinho mesmo se estiver sem muita vontade se não você fica desidratado e isso não é bom no seu caso. Mas vai de vagar se não vai doer ou você vai engasgar.

      1. posso dar minha opinião? (tá bom nem vou esperar a resposta)
        nos 3 primeiros meses eu tb sentia muiiiiiiiiiiita sede, e aquela vontade de virar um copão de água me matava!
        uma coisa q eu fiz, e resolvia era encher um copão com água e muito, mais muito gelo, aí ia bebendo em golinhos o dia todo!
        lembrando q moro em curitiba e fiz minha cirurgia no inverno *rs

  8. Olá Fernando.. estou lendo o seu dia a dia após a cirurgia e percebi que vc operou com o doutor Marçal… então eu vou operar no dia 04 com o doutor Geraldo da mesma clinica,. a RRMedicos.. fiquei feliz em saber que outra pessoa que foi operada pela mesma equipe que eu está otimo e super contente com os resultados.. um grande abraço para voce e para sua namorada pois sabemos que por mais que tenhamos apoio sem o apoio da pessoa que mais amamos na vida não temos coragem de enfrentar uma cirurgia desse tipo. ela é um anjo em sua vida.. de muito valor a ela ..

  9. Queria tbm falar que leio seu blog todo dia e tbm sou publicitário e tem uns comentários muito engraçado, e te dar parabens. Estou com 50 dias e vc fica curioso com algumas coisas, mesmo sabendo que tem uma variação de pessoa pra pessoa, acho que minha vontade maior é carne, mais ainda to numa fase que como quase nada mesmo e vejo que vc consegue comer mais, isso é normal, com mais meses vc comer mais???????? Abraçossss

    1. Sim Rafael… depois de 3 meses, se não me engano, você volta a sua vida normal. E se você bobear, volta a comer tudo igual também.
      Então cuidado heim!!! E nem pensar em comer coisas sólidas antes da hora… porque tem gente que morre por causa disso!!!
      Abração e se cuida heim!!

  10. Ainda uma curiosidade o quanto de água, vc consegue matar a sede, meu isso tá me deixando maluko to comendo gelo, esse calor, essa cinta, mata qualquer um…..rsssss……..Abraçossssss

    1. Ha ha ha Putz… é foda mesmo!!! Não, no começo não dá pra beber muita água não… Quer uma dica… vai tomando de pouquinho em pouquinho… põe um copão cheio de gelo do lado e vai bebericando. Mas cuidado pra não seder a tentação e virar o copo porque vai sair água até pelo seu nariz, he he he!!! Vai de vagar que você vai sobreviver!!!

  11. Olá Fernando,
    Que batalha né? Parabéns…
    Farei em 2 semanas… que expectativa…
    Me conta uma coisa… vc pode comer um pedadinho de chocolate?
    Como é o seu cardapio de um dia?
    Um abraço,

      1. Oi Fernando. Estou no 3dia apos cirurgia e as dores já diminuíram muito.
        A vontade de comer bolo e que ta aumentando.mas sei que conseguirei.ab

  12. Olá Fernando

    Estou na 1a.semana pós cirurgica, e como todos pesquisando tudo que posso sobre o assunto, pois a situação é meio solitária, pois o restante da família está com sua rotina normal …mas estou feliz, como você quero ser mais saudável e elevar muito a minha autoestima
    Um grande beijo
    Márcia

  13. Fernando vc não sabe como sou fã de bife a parmegiana, hoje fiz 2 meses de operado, não sou exigente não só quero o bife e uma coca…………o que me mata é a coca. To me segurnado viu……vc já tomou refrigerante??????? Abraçossssss

  14. Graaande “torresmão” !!

    Fico feliz pela sua recuperação e força de vontade (não deve ser fácil a reeducação alimentar depois deste tipo de cirurgia)
    Forte abraço amigo, quero poder em breve me referir a você como “aquele meu amigo magrinho…” 😉

  15. olá fernando, tb fiz a cirurguia a 6 meses e tenho vontade de comer docer e lambiscar…eu pego sempre doces e balas sem açucar…acho q é bem melhor…o q vc acha?

    abraços

  16. Oi Fernando! descobri seu blog por acaso e amei!
    Estou no caminho da cirurgia, vou iniciar os exames essa semana e se tudo correr bem, em 1 mes devo estar indo pra faca…rs…
    Uma das maiores dúvidas (e medos) que tenho é com relação a dor pós-operatória.Existir ela deve existir, porém não consigo achar relatos de quem passou pela bariátrica sobre a dor que sente (intensidade, localização, ….)
    Pode me ajudar? brigada!

  17. Olá Fernando, meu nome é Jacqueline e estou às vesperas de fazer a cirurgia bariátrica (técnica Sleeve). Tenho muitos medos e meu maior medo é o psicológico, pq cabeça de gordo é um saco! Conheci seu blog há umas duas semanas e simplismente me encantei com suas postagens e sinceridade, acho muito legal a forma que vc se expõe ao mundo, sem limitações ou vergonha, simplismente estou adorando! Está me dando muita força em permanercer com a cabeça erguida e encarar o problmea de frente. Tenho 1.67 e 105 kg…. Está mais que na hora de fazer algo em relação a isso, já que deixei de fazer mais de 80% das coisas que me dava prazer por conta do peso… Espero que vc alcance seus objetivos e que eu tenha tanta força de vontade assim!
    Ahh, e manda os parabéns à Bibi pq ela sim é uma guerreira tbém!!!!!

    Obrigada!

  18. Oi Fernando achei muito legal você assumir que também tem dificuldades em deixar velhos habitos.Eu fiz a cirurgia bariatrica a 7 meses emagreci 25 quilos e acho que to meio devagar,achei que conseguiria, sem ter que ficar indo a nutricionista,mas não da não.Vou voltar correndo porque ficar sozinha nessa hora é dar bobeira,mas que bom que achei seu blog, e pude ver que estamos em uma guerra a luta é ferrada,mas somos mais que vencedores. um abraço

  19. eiiiii esqueci de dizer que fiquei livre da diabete e da pressão alta,que foi o motivo para eu fazer a cirurgia.Essa é minha maior vitoria

    1. oi cassia barbosa…………
      vou operar dia 21/05/11………..
      estou operando tambem por problemas com pressão alta………..
      fico feliz por vc ter conseguido essa vitória………………
      um beijo…………….ana maria

  20. oi fernando
    adorei seu depoimento, vou operar dia 21/05/11.
    gostaria de saber com estão seus exames, teve melhoras.
    um beijo…….ana maria

    1. OI Ana, tive melhoras bem significativas sim… meu diabetes sumiu, minha pressão está controlada pelas batidas do Big Bang de tão certinha. Fora que voltei a dormir melhor, mais disposição… vixe é tanta coisa. Vale muito a pena.

    2. Oi Ana com certeza vc tb vai sair vitoriosa da sua cirurgia, que vc tenha uma otima recuperação e se eu puder te ajudar em alguma coisa,pode contar comigo.um abraço

  21. Fernando,

    Parabéns pelas informações, ótimo trabalho e boa sorte com sua luta!!!

    Tenho 31 anos, 1,92 e 145kg, hipertenso, diabetico, falta de animo para todas as tarefas e minha esposa nem dorme mais comigo por causa do ronco!!!
    Apenas leio infomações mostrando o lado positivo da operação, se possível, mande algum artigo, ou reportagem, ou experiência sua mostrando o lado negativo!!!

    Abraço e boa sorte!!!

  22. Oi, Fernando…Fiz minha cirurgia aqui no Rio de Janeiro com Dr. Gláucio Borges de Moraes no Hospital PRONIL em Nilópolis, minha saga demorou 9 meses para a vitória pois precisei emagrecer 10% do peso (13k), nesse meio tempo tive uma virose que quase me matou, antes de chegar ao consultório eu já havia perdido 5 k e com mais 13 que consegui eliminar cheguei aos 18 kg. a menos (118K) – Eu cheguei a pesar 136 Kg.; com tudo pronto para minha cirurgia tive uma crise de DIVERTICULITE que me deixou internada por 30 dias (ganhei + 3 K). Mas não desisti, apesar de todos, inclusive família, meu endócrino e minha terapeuta serem contra, resisti bravamente e levei adiante meu sonho – ter uma melhor qualidade de vida – sem limitações e sem ser ponto de referência para mais ninguém – Nunca mais quero ouvir “Você tem um rosto tão lindo!” – Com 47 anos acho que a vida ainda tem muito a me oferecer e quero viver tudo que for possível.

    Finalmente dia 15/07/11 fui operada por vídeo – ByPass s/anel – 1,56m, 121kg – Passei super bem, não tive dores, nem gases, nem vômitos, nem fraqueza…Nada! Recuperação assim super tranquila…Se soubesse que seria tão tranquilo creio que teria feito a mais tempo.

    Sei que a cirurgia não é milagrosa, agora depende de mim – tenho um maridão que cuida de mim como se eu fosse boneca (agora não dá pra voltar atrás, mesmo), e uma empregada super participativa, então fica mais confortável…Apesar de meu médico dizer que não precisaria de cinta abdominal, coloquei uma boa apartir do quinto dia – temos a impressão que há algo solto dentro de nós – por uma questão de sustentação e apoio. Ainda estou na fase pastosa, mas quarta feira mudará outra vez….Tenho por visão que cada fase são temporárias e que o melhor ainda está por vir!

    Sucesso pra todos nós gastroplastizados…Hoje tenho conhecimento de sobra a respeito da cirurgia, o que é permitido, o que prejudica e o que podemos esperar dela.

    Deus nos abençoe e nos dê forças para vencermos as tentações ao nosso derredor…Rsrsrs!

  23. Estou amando as suas desventuras e de todos q ponstam coments. Tenho 23 anos, IMC 37,1 e estou cheia d ser ” cheinha”! Desde q me conheço por gente sou obesa e agora veio a hipertensão. Meu pai e tios são cardiacos e quero diminuir drasticamente minhas chances de acabar infartada. Procurarei um médico para analisar o meu caso. Espero poder fazer a cirurgia pois ja tentei muuitas dietas e medicamento. Bjuxx a todos e boa sorte para nós..rsrs

  24. Olá.. busquei um endereço de E-mail para me comunicar com vc mas não achei 🙁
    Muito interessante seu blog…
    Eu tenho 1,65 e 94 kg com IC de 34.16 sei que se comparado com muito gordinhos por aí a maioria irá me apontar o dedo pq segundo a opinião d etds basta uma reeducação alimentar e exercicios para eliminar esses kilos a mais..
    o grande problema é que não consigo.. não consigo parar de comer besteiras.. não consigo ter uma alimentação saudavel… tento td semana e fracasso.. e me odeio por issoa cada dia mais
    Infelizmente não tenho nem quem me ajude e nem quem me ouça sem me julgar e dizer que sou fraca.. preguiçosa…
    Acredito que nenhum médico ueira me operar pois não chego a ter os 40 kg acima do peso…
    parece mentira mas eu preferia morrer a viver assim sabia?
    Grande beijo

  25. Olá Fernando, eu comecei a ler seu blog, tenho tanto medo de morrer, sou medica e sei dos riscos. Tenho uma vida feliz com marido e filhos , mas tenho certeza que seria muito muito melhor de estivesse mais magra. Quero muito isso, vou passar em consulta mês que vem. Deve ser normal ter medo das complicações. Abraços Rosana-SP Ah, vc fez cirurgia aberta?

    1. oi Rosana, medo de morrer eu também tive… muito. Mas se não operasse iria morrer de qualquer jeito. Era melhor morrer tentando né.
      Quanto as complicações, é só no começo, depois de 1 ano, como eu, você leva uma vida normal, só que sem comer 6 pedaços de pizza como antes. Hoje não passo dos 2.
      Minha cirurgia foi por laparoscopia.

  26. Boa noite Fernando,
    tenho lido bastante seu blog.
    Minha cirurgia foi dia 23/11 com a mesma equipe que vc fez, mas a minha foi aberta, 30 cm de corte.
    A vontade de mastigar é uma coisa de louco.
    Sempre fui uma pessoa bem humorada, alegre, mas agora estou amarga e muito azeda.
    Eu era atleta e desde pequena sempre fui MUITO magra. Desde os 14 anos que tenho problemas nos joelhos MESMO SENDO MAGRA, e eu pesava 52 quilos com 1,71 cm quando há 3 anos lesionei de novo os joelhos fazendo esporte.
    Tive que parar TODOS os esportes, tomando remédios fortíssimos para a dor e ficando em repouso absoluto por 1 anos sem quase andar engordei 73 quilos.
    Como NUNCA fui gorda o peso extra me rendeu 4 hérnias de disco só na lombo-sacra.
    Fiz a cirurgia BARIÁTRICA só pelas dores na coluna e também para que daqui 1 ano eu possa operar os 2 joelhos (devia ter operado os 2 joelhos nesses 37 anos de vida que eu era um palito e não ter esperado a lesão piorar e engordar para depois operar=BURRA).
    Bom, como não posso quase andar pelas dores nos calcanhares por causa dos esporões, só perdi 6 quilos em 6 dias.
    Seu blog tem me ajudado muito.
    Boa sorte e um grande abraço

  27. Boa noite!!!
    Decidi há poucos dias fazer a cirurgia. Estou correndo com todos os exames e laudos necessários. E a ansiedade cada vez maior!
    Demorou muito tempo para aceitar a cirurgia como alternativa. Sempre tive preconceito, vendo este tratamento como um atestado de incompetência, por não ter dado conta de emagrecer por si só. Hoje, conversando com várias pessoas que já operaram, vejo que não é uma maneira fácil de emagrecer, mas é a forma como acredito que conseguirei atingir o meu maior objetivo.
    Queria disponibilizar o meu e-mail (nem sei se posso), para pessoas que queiram se comunicar comigo e me ajudar nessa longa caminhada. Fernando, parabéns pela iniciativa de escrever sobre cada etapa deste processo que, com certeza, me ajudará muito.
    Abraço…
    paulinha.gironda@yahoo.com.br

  28. Oi Fernando… To lendo seus posts desde os primeiros até qdo completou 2 meses e daí em diante só de 30 em 30 dias. Afinal só descobri eles essa semana.
    Estou estudando a idéia de me operar e to com muita duvida de qual método escolher. Estava inclinada a fazer a cirurgia bariatrica do Dr. Lazzarotto e Souza, sem operar o estômago. Ele opera o intestino delgado, fazendo um atalho mais amplo pro intestino grosso. Vc teve essa técnica na balança qdo pesquisou e decidiu operar o estomago?

    Nao sei acho essa operaçao menos mutiladora apesar de ser muito envasiva.
    Queria fazer ainda esse ano.
    Abraço e parabéns pela coragem de lutar contra esse inimigo meio invisivel q é a obesidade… esse monstro q incolhe sua roupa no armario durante a noite. ;o)

    Beijos pra Bibi e pro ce.
    Marilia

    1. Oi marília, acho que você deveria pesquisar mais, essa cirurgia tem um super ponto negativo… você terá que construir um banheiro fora da sua casa, porque as fezes ficam muito, mas muito fedidas… demais.
      Pelos meus conhecimentos a cirurgia que eu fiz, y de roux é a mais indicada por ter menos complicações.
      Um grande problema que ninguém fala sobre essa cirurgia é o problema da absorção de nutrientes. Todos os operados por terem o caminha intestinal reduzido deixam de absorver nutrientes importantes, principalmente vitaminas. Por isso somos obrigados a tomar todos os dias um suplemento nutricional, que segundo minha nutricionista nada adiantam se não forem quelados (presos a uma molécula de aminoácido para facilitar a entrada, eu acho).

      Muitas pessoas com quem converso tem um problema em comum. Dormência nos braços e pernas com facilidade, isso provavelmente advém da falta de algumas vitaminas… coisa que estou investigando no momento.

      um abração pra vc
      fe

  29. Ola Fernando, Sou gastroplastizada a quase 2 anos. Eliminei 53 kilos! Estou super feliz, mas minha unica reclamação quanto a gastroplastia é que tenho muitos gases doloridos e de odores fortissimos e tambem fezes fortissimas. Meu medico diz que é normal, mais isso atrapalha muito na vida social. Gostaria de saber se vc conhece algum remedio?

    1. Oi Fla, eu tive gases, dores, mas fezes fortíssimas não… se você está se referindo ao cheiro imagino que você fez a cirurgia disabsortiva.
      O problema dessa cirurgia é o mal cheiro das fezes. Algumas pessoas fazem banheiros fora de casa por causa dela, porém a perda de peso é bem maior. Caso não seja seu caso é melhor falar com o seu médico, nunca vi ninguém reclamando dos odores das fezes por aqui. Talvez seja o caso de, sei lá… trocar de médico ou pedir uma segunda opinião.
      Nesse link aqui vc encontra mais informações http://www.francoerizzi.com.br/cirurgia_bariatrica.htm#Dissabsortivas
      Abraços

  30. Olá Fernando!
    Adorei seu blog!! Ler seus posts foi o que me deu coragem pra ir atrás de fazer a cirurgia. Meu IMC está em 44, tenho uma filhinha de 1 ano e quero ter saúde para acompanhá-la. Eu tinha muito medo de alguma complicação na cirurgia, mas agora estou mais confiante! Queria só te perguntar umas coisas sobre procedimentos: você marcou uma consulta direto com o Dr. Marçal, ou precisou passar em algum outro especialista antes? Quanto tempo depois da primeira consulta vc foi operado? Os medicamentos e vitaminas que vc precisa toma, são muito caros?
    Obrigada pela ajuda!
    Um abraço,
    Mariana

  31. Ola Fernado adorei o blog!
    Eu tenho 1,73alt e peso 164kg decidi fazer a cirurgia claro depois de muito pensa, pq tenho apenas 23 anos e penso que se eu continua assim com 30 anos eu nao vou caminhar mais,olha so não tenho nenhum problema. Estou esperando na fila do SUS,moro no RS e aki tem um dos melhores medicos umas qtas pessoas já fizeram eu conversei com elas e me deizaram bem tranquilas!
    Um Abraço!!

  32. Oláaaaaaaa!!!!!!!!!!!!! Fernando tudo bem! gostaria de pedir algumas informações sobre esta cirurgia tenho 29 anos e 1,64 e 82 kg e gostaria de fazer a cirurgia pois descobri há um ano que tenho uma comordidade que é a diabete e depois disso fiquei com uma depressão horrível, mas agora acho que eu tenho chances de ficar curada desse mal através desta cirurgia. Bjs aguardo sua resposta.

    1. Olá Fernanda, você deve entender que a cirurgia lhe trás prejuízos, um deles é a má absorção dos nutrientes… por mais que você tome complemento alimentar nunca será igual… sempre sentira dormências e dumping. Converse com vários médicos a respeito disso, não só um e principalmente não só com cirurgiões, pois eles sempre vão indicar… é o ganha pão deles.
      No seu caso, creio eu que caminhar todos os dias 1h e diminuir… não cortar, os alimentos engordativos você emagrece sem cirurgia heim!!! Será?
      abraçao
      fe

  33. boa tarde a todos, meu nome é michel ,é meu primeiro comentario por aqui, mas o que posso dizer é que fiz a cirurgia a 05 anos,e fiz a mais radical de todas, inclusive com anel, eu pesava 162 kg. hoje peso entre 83 e 90, posso facilmente controlar meu peso em semanas, se eu viajo e saio da linha engordo, mas na volta é só me segurar e volto pro peso anterior, tenho uma vida normal, que inclusive causa muita inveja a quem não opeou e vira um escravo dos regimes, eu como normalmente, diria até que como mais do que uma pessoa normal, é logico que preciso de mais tempo pra comer, mas tirando esse detalhe, sou completamente normal, e eu dou um conselho pras pessoas que se acham depressivas, com a operação, a receita é: pegue uma roupa sua de quando voce era gordo, e vista, se olhe no espelho, e se pergunte se voce esta em depressão, a segunda fase da receita é entre no chuveiro e olhe pra baixo, voce vai ver algo, que não via a muitos anos, e para finalizar calçe um sapato de amarrar e o amarre duas vezes, e depois perceba se seu coração esta saindo pela boca como antes, é simples, a depressão que eu tinha eu fui perdendo junto com cada kg que eu ia perdendo, dizer que fazer a cirurgia é muito facil, seria uma mentira, mas levendo-se em consideração custo e beneficio, eu faria uma por mes, hoje sou outra pessoa, muito mais feliz e segura. um grande abraço a todos que participam dsse blog. michel rosenblat.

  34. Ola amigo, estou acompanhando seu blog a dias, to adorando. Eu to com 102k e com 1,69 de altura, obesidade morbia grau I. estou na faze de fazer todos os exames, passando por psicologa, nutricionista, fisio….e nessa semana quando meus laudos estavam pronto e é so marcar a cirurgia, me deu aquele “medo de morrer”, isso nao sai da minha cabeça, como eu devo lidar com isso, que vc tem a me dizer. preciso perder 30k, to muito anciosa. Me fale algo que me ajude a desistir ou a enfrentar de vez. Bjs

  35. Olá Fernando e leitores do blog!
    Primeiro quero te parabenizar Fernando por
    este blog/diário que ajuda muitas pessoas a se encorajarem a tomar esta difícil decisão e tbm tranquiliza muitos q ja fizeram.
    Tenho 33 anos e estava com 157kgs antes da Gastroplastia. Também não tinha (ainda) nenhum problema sério de saúde, somente a pressão alta q nao era sempre, a apinéia e umas manchinhas nas canelas q me davam um medo de estourarem em trambose. Mas tinha o problema de todos os gordinhos, a baixa estima, a preguiça, a vergonha, O saír só pra comer, o se vestir mal pq nada q é bonitos nos outros serve na gente, tudo isso, mas o interessante é q apesar de tudo eu sempre fui um cara felíz, contador de piadas, risonho, divertido, trabalhador e otimista. E foi por querer seguindo assim, feliz e otimista que resolví fazer a redução antes q os problemas de saúde começassem a aparecer. Hoje estou aqui no quarto do Hospital Ernesto Dorneles em Porto Alegre me recuperando da cirurgia q realizei a 3 dias e a minha alta está programada para amanhã.
    Eu tinha as mesmas dúvidas, os mesmos medos da cirurgia, afinal até então não tinha passado por nenhum outro procedimento cirurgico, mas se tbm vale como insentivo pra quem tem esses sentimentos, estou muito bem e a cirurgia foi tranquila.
    Agora já estou com a dieta liquida e os medicamentos, mas por enquanto estou bem.
    Fernando, lí os relatos do primeiro ao vigézimo dia, mas vou seguir lendo um por um até chegar no seu dia atual pq sabendo das suas “experiências” vividas vou usar o seu Blog com aquele ditado na cabeça: “FAZ O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAZ O QUE EU FAÇO” (digo, não faz o q vc fez de merda, as recaídas e tal, até pq nós nunca seremos magros, somente estaremos magros. A cabeça de gordo sempre teremos he he…infelizmente).
    Parabéns e obrigado por esta iniciativa!
    Siga em frente, poderia fazer um livro!!!
    Grande abraço.

    Grande abraço e parabésns!!!

  36. Só pra contar: tenho 1,80m e 157kgs. Tive q perder 26kgs antes de poder fazer a cirurgia, eu pesava 183kgs e o metodo foi o mesmo do Fernando, o y de roux, porém aberta!
    Vamo que vamo, em busca da saúde e da felicidade completa!
    Abraço.

  37. olá Fernando,eu fiz em setembro a minha cirurgia tb com grampos há uns 20 dias senti dores terríveis na barriga , fui ao medico clinico ele pediu um ultrassom do abdomem total, detectou que estou com pedras no rim esquerdo segundo ele é comum em pacientes que fizeram a redução, e excesso de gases, devido a prisão de ventre de muitos dias passei a usar almeida prado 46 e as dores continua será que preciso voltar ao cirurgião que e operou?

  38. Fernando , estou nos preparativos para realizar minha cirurga semana que vem. Venho planejando e adiando a mesma a mais de 5 anos, porém meu IMC e minha qualidade de vida só pioraram nesse período. Agora bateu na casa do IMC 40 e a única alternativa será a cirurgia. Vou realizar a técnica semelhante a sua. Tenho experiência bem perto na família de sucesso nessa cirurgia e mesmo assim ficava adiando. Meu pai realizou a cirurgia a 9 anos , pesava mais de 150 kgs, perdeu mais de 40 kgs e hoje encontra-se com 72 anos com uma saúde muito melhor que a minha de 35 anos. Caminha 2 horas todo dia e está muito bem de saúde. Com certeza o que o manteve vivo e o manterá por muitos anos foi a opção por ter feito essa cirurgia na hora certa. Minha irmã também fez a cirurgia há 5 anos e está muito bem de saúde.
    Meu receio sempre foi de que futuramente daqui a 20 ou 30 anos eu poderia ter alguma complicação de saúde oriunda da cirurgia, porém agora cheguei a conclusão de que eu não posso pensar assim, que se eu não fizer a cirurgia agora aí terei sim complicações de saúde em pouquissimos anos.
    Pesquisei muito sobre o assunto e as informações que compilei são extremamente otimistas e positivas. As técnicas cirurgicas evoluiram muito e hoje pode ser considerada uma cirurgia como qualquer outra de resultados benéficos comprovados cientificamente.
    Estou muito confiante que Deus vai me ajudar a atingir meu objetivo.
    Em poucas semanas dou notícias dessa minha nova trajetória de sucesso.
    WILSON

  39. Olá Fernando e leitores do blog,
    Estou fazendo uma reportagem sobre a cirurgia bariátrica e li alguns depoimentos e pensei em fazer um convite para aqueles que quiserem dar seu depoimento para a matéria. As histórias de vida de vocês podem incentivar outras pessoas e desmistificar algumas questões. O que acham? Quem tiver interesse em participar por favor responda a este post. Obrigada.

    1. Tenho lido e acompanhado varios casos de pessoas que fizeram a cirurgia, eu estou pronto para marcar aminha, não preciso nem comentar sobre a anciedade ne?Tenhop me amparado em todos estes relatos que só me insentivam pois aos 51 anos acredito que minha vida está prestes a entrar em nova fase com o conhecimento do mundo e de mim próprio, só meu corpo não está acompanhando minha mente, com certeza vou esgatar minha saúde e viver mais uns 50 anos com saúde.
      A todos que fizeram meus parabéns, e aos que ainda estão pensando, pesquisem e verão todos os beneficios.
      Abraço a todos
      Fernando Botelho(portoalegrers@brturbo.com.br)

  40. Olá Fernando,
    Vou fazer a cirurgia semana que vem e achei seu Blog muiiito interessante, com dicas valiosas. além de um humor peculiar. Com certeza vou ler muito ainda e anotar listas de perguntar para deixar meu médico louco!!! rsrsrs.
    Confesso que estou APAVORADA com a recuperação, mas todas as pessoas que conheço que fizeram não se arrependem do “sofrimento”.
    Abraço.
    Gláucia

  41. Ola Fernando, só descobri seu blog hoje.ainda não li seus depoimentos anteriores, mais ainda vou ler todos.Enfim, fiz a cirurgia a 11 dias e tenho muitas duvidas.Ainda estou com muito medo de tudo é normal né. Mas vou começar a fazer umas perguntas, quem sabe assim eu me acalmo mais.La vai: A meiaQuando elastico quando eu posso tirar,se tirar antes do tempo ha algum problema?Quando poderei sair de casa, sendo que ainda sinto um pouco de dor e desconforto no estomago.? subir um lance de escadas le 15 degraus será que tem problema? bom por enquanto deixo essas perguntas, assim que surgir outras espero poder contar com a sua ajuda. Ah, eu fiz a bypass sem anel com a equipe do dr. garrido você conhece. Parabens pelo blog. e até mais.

  42. Oi Fernando esqueci de te fazer uma perguntar importante até. O intestino fica preso nos primeiros dias mesmo é normal? me ajude. bjs.

  43. Ola Fernando…estive lendo seu blog e adorei…. fiz a cirurgia bariatrica tecnica sleeve dia 11/06/12 e estou mto feliz…. tenho 27 anos, e 1.70m e pesava 99 kg no dia da cirurgia…hj estou com 83 kg e feliz… a minha pressao alta e a pre diabates que eu vinha lutando ha 2 anos normalizaram….
    mas como todos eu tenho algumas duvidas e gostaria que vc me ajudasse….quero q me responda no email que esta ai por favor….
    eu ja estou liberada a comer de tudo..o meu medico DR Marcondes de Cuiaba MT, me disse q eu estou liberada…. e eu estou tentandoooo comer…. mas eu sofro mtooooooo pq vivo intalada e tenho q correr e vomitar… e ai na hora fico boa… tento mto comer devagar, mas tenho sofrido com isso pq eu comia rapidissimooooo antes e estou apanhando disso…. mas to tentando todo dia…. mas quase todo dia passo mal pq a comida fica parada na garganta e eu corro pro banheiro….
    vc sabe se isso sera pra sempre ou se xegara um dia q o meu corpo aceitara as comidas????
    essa eh minha unica duvida, pq tudo q eu como eu quaseeeeeee morro pra fazer a digestao e qdo nao suporto segurar tenho q vomitar pra me sentir bem….
    fico no aguardo de uma resposta sua no meu email…
    mtooooooooooooooooooo obrigada!!!!

  44. ola fernando tenho 85k 1,54 62 anos sou pre diabetica hipertença tenho grave poblema de coluna uso ate cotete estou encaminhado os exames para realizar a cirurgia… alguém que está se preparando tbm não gostaria de trocar emails para vermos o andamento do processo??

  45. ola,fernando,estou te escrevendo pque minha irma fez a bariatrica dia 14 de novembro,estava correndo tudo bem no pos operatorio,so que a questa de 3 semanas,comeÇou a sentir doemencia nas coxas e maos,e comeÇou a ter dificuldade de andar,pois nao sente as pernas.retornou ao medico,e ele deu mais um complexo vitamico,fora oque ela ja estava tomando!eb passsou complexo b injetavel por 3 dias alternados,que vem 2 ampolas em cada aplicaÇao,ontem foi o ultimo dia da aplicaÇao.mais a dormencia continua.ele nao esta dando muito a assistencia pos cirurgia ela fez pelo convenio da capep.estou muito preocupada,pois nao se equilibra em pe,ja comprei pedalinho,a alimentaÇao esta sendo feita como foi indicada pela nutricionista,e nao vejo muita melhora!gostaria de uma resposta sua a respeito,pois nao sabemos mais oque fazer!ela tem neurologista e fez hemograma hj.e tbem ortopedista,recomendado pelo seu medico que operou!poderia me dar uma luz!aguradando ansiosa sua resposta!meu face e ceci remegio remegio,basta me mandar solicitaÇao que eu aceito.que deus abenÇoe..bjs de luz..ceci

  46. oi Fernando minha cirurgia está marcada para dia 18 /02 próxima segund la e está batendo o nervoso e o medo de morrer. mesmo pq quando começamos a pesquisar acabamos descubrimos muitos casos

  47. Oi Fernando! Gostaria de estar sentindo tudo isso que você fala de felicidade.
    Porém sinto tudo, menos felicidade por estar emagrecendo.
    Fiz a cirurgia em 04/02/2013 e deu tudo errado!

    Primeiro meu intestino virou e eu literalmente quase morri. Passei pela minha 2ª cirurgia e logo após tive a tal falada fístula no estômago.

    Ainda estou com o dreno (que fede demais e me sinto a pessoa mais fétida do mundo) e com a sonda.

    Com 17 kgs a menos. Porém com 17 kg a menos de felicidade também.

    Sinto que perdi a minha identidade.

    Queria saber se alguém já passou por isso… Conversar…

    Só quem passa por isso sabe o quão difícil é estar desse lado.

    Hoje sinto que se pudesse falar para alguém que quer fazer é: não faça!

    Vá para a hidro (coisa de mulherzinha), feche a boca (que após a cirurgia vc terá que fechar mesmo (faz mais de um mês que não como nada… ) e acredite: SEJA FELIZ GORDINHO.

    bem é isso!

    Abraço,

    Carol

    1. Oi Carol, sinto muito pelo seu problema. Imagino como é difícil passar por isso. Mas complicações podem acontecer e graças a Deus você está viva.
      Todas essas complicações vão passar, não se preocupe. Você não vai ficar com o dreno para sempre.
      A fístula acontece geralmente quando tentam comer mais do que é permitido logo após a cirurgia, o que eu acho que não foi o seu caso, pois cada corpo reage de uma maneira particular.
      Estou torcendo pela sua recuperação, e quando estiver bem, não esqueça de escrever aqui e comentar sua experiência.
      Tenho certeza que você ainda vai ser uma ex-gordinha muito feliz!

  48. Boa tarde pessoal meu nome é Anderson faz 60 dias que fiz cirurgia bariatrica mas acho que me arrependi perdi 25 kilos mas na primeira semana que vim para casa no 7 dia me estorou em casa uma emorragia cheguei quase morto no hospital ,passei por momentos que nao esperava passar ja na cirurgia tive problemas fiquei 6hrs na sala de cirurgia hoje fazem 2 meses tive que usar dreno e ainda estou com sonda e nao posso nem tomar um gole de agua nao guento mais estou muito trizte pois nao sei quando sairei dessa.

  49. oi. pessoal….to me preparando para a baríatrica…..pressão alta , diabetes e fígado c gordura…….tenho 53 anos …peso 110k, e tenho1.60 de altura…..torçam por mim… bjs a todos..

    1. Lamentável sua colocação, Julio. Quem é você para dizer o que é melhor para cada um? As escolhas são feitas a partir da experiência e expectativas de cada um. Cada escolha é particular e envolve critérios que são intangíveis para alguém de fora falar em “perdedor”. Pelo contrário, o cara é um vencedor só em estar lutando contra algo que lhe incomoda e continua lutando. Esta é a verdadeira concepção de vencedor… Não é aquele que vence na primeira batalha que trava, mas aquele que se levanta após muitas derrotas e não desiste.

      Caro Fernando, te adicionei no facebook e estou querendo falar contigo. Se possível me responde no inbox que te mandei?

      Boa sorte e sucesso, irmão. Estou torcendo por ti. Até logo.

    2. Tanto para a obesidade como para a depressão, quem nunca pasou por isso, deve ficar calado.
      Deus deveria dar essa experiência a todos, para aprenderem a respeitar os outros e manterem a boca fechadinha.
      FR

  50. Olá Fernando, obrigada pela oportunidade destes esclarecimentos.
    Tenho 42 anos, 82 quilos 1,67. Sem colesterol, diabetes,… saldável imc 29,5. Vc acha viável uma cirurgia e acha que os médicos aceitariam fazer a cirurgia?
    Obrigada

    1. OLHE, PRESTE AENÇÃO, O FERNANDO ABANDONOU O BLOG , ELE VOLTOU A FICAR OBESO, ENTÕ NÃO ESPERE ELE MAIS TE RESPONDER. OUTRA COISA, ELE FEZ A CIRU E FRACASOU, TU DEVIA PROCURAR UMA EQUIPE MEDICA PARA FAZER AS PERGUNTAS E NÃO AO UM VENCIDO, PERDEDOR. FINALMENTE, TU DEVIA TER VERGONHA NA CARA, 82 KG E VEM COM ISO DE FAZER CIRU, TU DEVE SER UMA TREMENDA DE UMA FRACASSADA, VI CORRER , DEIXAR DE SE EMPANTURRAR DE COMIGA, FAZ ALGUMA COISA NA VIDA , FICA COM ISSO DE FAZER CIRU, TU É UM TREMENDA DE UMA VACILONA, E AINDA POR CIMA AINDA SE CONSULTAR COM O DR FERNDANDO,Q UE NÃO SABE NADA, ENTÃO CAR IDIOTA, TIRA ESTA BUNDA MOLE DA CDEIRA E VAI CORRER, AO INVES DE FICAR SE EMPANTURRANDO DE COMIGA, CAI NA REAL SUA OBESA.

      1. Clarisse, sua BOSTA INÚTIL… Você é uma psicótica!!! Trate-se por favor!!! Leve este mal humor para você mesma… Você deve ser muito frustrada… Pelo menos o cara tentou alguma coisa… Ele pode vencer, perder e enfim fazer o que quiser… Mas você, ah, sua imbecil… você só pode ficar ai escrevendo estas misérias!!! Vá se tratar porque você deve estar com uma depressão monstro… E isso tudo pela porcaria que pessoa que você é!!! SUA BOSTA INÚTIL…

  51. Fernando, boa tarde!

    Cara antes de mais nada parabenizo pela criação deste blog, pois antes de realizar minha cirurgia (tava tomando coragem) e o seu blog me deu muito incentivo.

    Hoje completo 60 dias de cirurgia (gastroplastia) e tenho algumas dificuldades em me alimentar e então decidi te pedir algumas dicas.

    Quando comei a comer comida pastosa tava uma maravilha… quando vomitei a 1ª vez acho que fiquei com o psicológico abalado, pois é frenquente os enjoos seguidos de vômitos. Como pouco muito pouco…depois que voltei a trabalhar, não almoço na empresa….somente em casa para não passar mal lá…levo muito líquido… agua de coco, iogurte, todinho, suquinho….uns biscoitinhos de sal…. e mesmo assim sempre sobra na minha “merendeira”….

    Outra dificuldade que tenho é no café da manhã, onde nunca sei o que devo comer…já acordo com umas sensações esquisitas no estômago, dando indícios que nada cai bem.

    Você teve essas sensações? Como você superou esse momento?

    Um grande abraço!

    Marco Antonio / BH

  52. Querido Fernando
    Chamo-o de querido, pois ao expor tão generosamente a sua experiência pessoal relacionada à gastroplastia, me proporcionou uma identificação imediata.
    Saiba que, mesmo que vc tenha abandonado o blog, a sua ajuda foi fundamental para muitas pessoas. Você é um guerreiro desbravador.
    Esta cirurgia é relativamente nova, estamos na primeira geração de pessoas que passaram por este procedimento. Portanto, é normal que as dúvidas aparecem e as vezes não há resposta científica para elas.
    Os cientistas estão aprendendo com vocês gastroplastizados (eu não fiz, sou obesa moderada) e por isso é tão importante o seu depoimento.

    Abraços de sua admiradora,
    Edna Gabriel

  53. Caro Fernando, achei sua página pesquisando sobre a cirurgia pois minha famíla está pressionando para eu fazer.
    Foi de grande ajuda ler o seu relato e tenho certeza de que você ajudou um montão de outras pessoas também!
    Acho que este procedimento mexe muito com o emocional da gente e nós gordinhos somos muito sensíveis!
    Não tenho a menor vontade de fazer a cirurgia, e fiquei mais convicta ainda. Desculpe a sinceridade, mas fiquei tb com uma péssima impressão do seu médico, no fundo o cara é só mais um açougueiro querendo encher os bolsos.
    De qualquer modo, você percorreu uma estrada, retrocedeu, mas não desista nunca! A vida me ensinou que até sofrendo a gente deve continuar a caminhada porque o que nos derrota mesmo é chorar sentado à beira do caminho. Parabéns pelo que já conseguiu e olhe pra frente! Abraço, Cristina

  54. Fernando,

    Boa noite!!!!

    Você poderia me dar indicações do bariatra e outros médicos da Cabesp que te atenderam para fazer a bariátrica. estou muito infeliz e já querendo fazer a cirugia a muito tempo, mas sei que a cabesp é chatinha, porém andei procurando outro convênio, mas tive a triste notícia que há uma carência de 2 anos. Tenho indicações de médicos bariatras, mas todos pela UNIMED. Poderia me ajudar? Obrigada. Claudia

  55. Oi Fernando bom dia , meu nome é jaquelina, fiz a bariátrica a 13 anos, eu estava com 120 kilos, so que tenho 1,62 de altura, cheguei a incrível marca de 72 kilos, estava super bem. mas ai engravidei do meu segundo filho, e comecei a perdê-lo tive que tirar o anel do estômago, para poder manter a gravidez. logo apos ganhar meu filho, comecei a engodar novamente. entendo perfeitamente sua frustrar por não ter atingindo o objetivo da cirurgia, pesando os pros, fiquei com muitos probleminhas. tenho anemia cronica, tenho dores horríveis nas pernas e juntas. hoje estou com 93 kilos , e nao consigo emagrecer novamente.

  56. oi fernando, li todo o seu blog em menos de 15 dias, manda noticias, vc é foda cara, dar a cara a tapa assim, msm em meio a tantas criticas, parabéns, de notícias

  57. Oi, estou desesperada. Meu marido precisa fazer a bariátrica por conta da diabetes tipo 2 que ele adquiriu há mais de 7 anos, agora ele está com 37 anos. Porém ele tem sobrepeso apenas, não é obeso. Tem 1,90 e 109Kg. O médico indicou a cirurgia por causa das complicações que ele tem como a diabetes, pressão alta, neuropatia, estriatose etc. O maior medo dele é fazer a cirurgia e com o tempo a diabetes voltar, pois ele toma 5 medicamentos por dia mais 3 doses de insulina e não baixa de 220 a 280 todo dia. Gostaria de saber se alguém fez a cirurgia com a mesma indicação que a dele e conseguiu se livrar da diabetes. meu e-mail é sandcostta@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *